Sexta, 29 Março 2024

Orquestra e banda de congo se juntam em apresentação online

congo_orquestra_divulgacao Divulgação/Secult
Divulgação/Secult

O mês de dezembro no Espírito Santo marca o início de uma série de festividades marcantes na cultura popular capixaba, sobretudo nas celebrações de louvor a São Benedito, o Santo Preto, tendo o congo como sua principal expressão. Porém, 2020 será um ano atípico para os festejos que acontecem há quase dois séculos no Estado. Atípico mas sem deixar esquecer a tradição. A Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC Serra) prepara uma série de apresentações pela internet, que terão início no próximo sábado (5), às 16h, num encontro de congueiros com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses).

Na ocasião, buscando também evitar aglomerações, a orquestra será representada por seu Quinteto de Cordas, com viola, violino, violoncelo e contrabaixo, sob regência do maestro Helder Trefzger, também responsável pelos arranjos musicais. Participa ainda a Banda Estrela dos Artistas, uma banda marcial com mais de 50 anos de história no município da Serra, que se apresenta todo ano nas festividades.

O encontro entre o congo e a música erudita foi gravado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Sede, onde é tradicionalmente celebrada a maior festividade do congo no município e no Espírito Santo, reunindo mais de uma dezena de bandas. A transmissão neste sábado será feita pelo canal de YouTube da ABC Serra.

Não é a primeira vez que a Oses realiza concertos em parceria com grupos de cultura popular, já tendo se apresentado em 2012 no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, com as bandas de congo Amores da Lua, de Vitória; Banda de Congo do Mestre Honório, da Barra do Jucu; Banda de Congo do Mestre Tagibe, de Roda D'Água, Cariacica, e a própria Banda de Congo da Associação de Bandas de Congo da Serra. Em 2018, a orquestra tocou junto com o grupo de Ticumbi de São Benedito, de Conceição da Barra, no Teatro Sesc Glória.

Além da apresentação com a orquestra no próximo sábado, a ABC Serra promoverá outras atividades ao longo do mês. No dia 12 de dezembro, às 15h, será exibido um documentário sobre a Cortada do Mastro, que faz parte da tradição das festas de São Benedito. No dia 19, às 16h, será feita exibição de documentário com festeiros e artesãos do congo e um vídeo sobre as bandas de congo mirim.

Na semana seguinte, nos dias 25 e 26, quando tradicionalmente as bandas de congo se apresentam nas ruas, este ano haverá programação especial online e semipresencial. No dia do Natal, às 17h, será feita a Carreata de São Benedito pelas ruas de Serra Sede. Às 20h, o YouTube da ABC Serra vai transmitir os documentários Alma de Congo e O Congueiro do Santo Preto, além de exibir videoclipes de gravações de bandas de congo da Serra. No dia seguinte, será exibido às 16h documentários sobre a puxada e fincada do mastro e uma "live" com a Banda de Congo da Serra e a banda Estrela dos Artistas.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/