Sexta, 26 Abril 2024

Orquestra Sinfônica se apresentará com bandas de congo capixabas

orquestra_congo_governo_es Governo ES

EVENTOS

Sete bandas e um grupo de congo tocam com a Oses

Não vai ser a primeira mas sim a maior das apresentações em diálogo entre a música clássica e a música popular capixaba. No dia 18 de agosto, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) realiza um concerto conjunto com bandas de congo capixabas no Teatro Glória, Centro de Vitória. Se na primeira vez, em 2016 foram quatro bandas participantes, este ano serão sete, uma de cada município: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Fundão, Viana e Aracruz. Além das bandas, também participa o grupo de congo Madalenas do Jucu, formado apenas por mulheres. Os ingressos ainda não estão à venda, mas em breve poderão ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Mais informações pelo telefone (27) 3232-4750

Governo ES

Festival MC abrirá nova leva de ingressos

Durante a semana, a busca pela retirada de ingressos para participar do Festival MC bombou nas redes. Não deu pra quem quis. Agora a produção do evento anunciou uma nova chance: na próxima segunda-feira (1), ao meio-dia, abre novo lote com quatro mil entradas para o evento, que terá três dias (19, 20 e 21 de agosto) e atrações musicais como Emicida, Majur, César MC, Budah, Bixarte e outras, além de oficinas, debates e claro, cinema, que deu origem a todo o movimento antes de virar um festival. Os ingressos devem ser retirados pelo site SuperTicket (a dica para quem quer garantir o seu é fazer antecipadamente sua inscrição nesta plataforma). No dia, é necessário levar um quilo de alimentos não perecíveis que serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Programação e outras informações no site https://movimentocidade.com/festival .

Transformar Vitória em Feu Rosa 

No ano passado, o recurso feito por um proponente em um edital de muralismo causou revolta entre grafiteiros capixabas, por criticar a suposta "intenção de transformar o Centro de Vitória em um espaço semelhante ao bairro Feu Rosa, na Serra", ao qual atribuía o recebimento de uma série de críticas por conta da "poluição visual ali apresentada". A referência era ao Festival Origraffes, um dos maiores da América Latina, que costuma reunir anualmente mais de 100 artistas do Brasil e outros países. Esse recurso, que apresentava além disso, várias outras questões, acabou sendo rejeitado pela banca de avaliação mas acatado pelo então secretário Luciano Gagno, provocando grande polêmica que o Século Diário e outros meios acompanharam.

De volta depois da pandemia, mais uma edição do Origraffes aconteceu em Feu Rosa e deu show. O bairro novamente tornou-se uma galeria a céu aberto com arte de rua. Deve haver quem não goste, é legítimo. Mas quem entende minimamente de arte jamais chamaria tudo aquilo de poluição visual. Enquanto as pinturas eram feitas, uma série de atrações ligadas ao hip hop aconteciam em paralelo. O auge do movimento foi a noite de sábado onde subiram ao palco os rapper MV Bill (foto) e César MC, respectivamente, um dos ícones do gênero musical no Brasil e uma das mais destacadas revelações dos últimos anos no rap. 

Prefeitura Municipal da Serra

'Quem disse que Feu Rosa não é vitória?'

A frase acima foi cantada de improviso por MC Markho, na sua rima final livre, após sagrar-se campeão da Batalha de MCs, que lhe garantiu vaga para a final do Estadual. Na eliminatória, ele já havia "tirado" Pazolini, o prefeito da capital. Logo depois da batalha, a DJ Negana, última atração do festival, abriu seu set com a gravação de trechos da fala da produtora cultural Karlili Trindade, do Grito da Cultura, que questionou na tribuna da Câmara de Vereadores a ação do secretário que mudou o resultado do edital.

Em ano eleitoral, foram vários os pré-candidatos que circularam pelo evento, entre eles o governador, Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição.

Prefeitura Municipal da Serra

Festival cultural no Caparaó 

Quase fechando a estação, o II Festival Cultural de Inverno acontece de 7 a 11 de setembro no friozinho de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço. Estão abertas até 10 de agosto as inscrições para atividades artísticas, educativas, terapêuticas, turísticas e gastronômicas. O festival, que é colaborativo, também busca patrocinadores. O formulário para interessados em propostas de atividades ou patrocínio podem está disponível online.

AUDIOVISUAL

Documentário sobre agricultoras capixabas fica até domingo no YouTube 

Obra dirigida por Ursula Dart e que relata a história de seis camponesas capixabas que optaram pela agroecologia como forma de vida e de produção, o documentário Ecos da Terra está disponível no YouTube até domingo, dia 31 de julho. Nas telonas, o filme será exibido no próximo sábado às 16h e no domingo às 17h no Cecarti, centro cultural localizado em Baixo Guandu.

Filme abordará feminicídios no Espírito Santo

O Grupo Mulheres Guerreiras e Andaluz Filmes convidam mulheres para uma gravação no domingo, 31, às 9h, para um filme que terá como tema o fim da violência contra a mulher. O ponto de encontro é a Praça Oito, no Centro de Vitória. 

"Vamos juntas gritar chega de violência contra nós. Queremos viver! Conto com a força de todas", diz o chamado divulgado pelas redes sociais. Um tema mais que necessário de ser abordado no Estado que costuma estar entre os estados líderes nas infelizes estatísticas sobre a questão no país.

LITERATURA

Livro na estrada 

O escritor Henrique Rodrigues lança em breve sua nova obra, O livro na estrada: leitura, leitores e vida literária, publicado pela editora Cousa, com reflexões frutos de suas duas décadas de atuação na área, que incluem 20 livros publicados.

 A publicação será lançada no dia 11 de agosto, às 19h, na Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, e no dia seguinte, às 19h, no Bar do Said, no Centro de Vitória. O livro já está disponível para pré-venda aqui

Henrique, que já foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria crônicas, é colunista do portal Publish News e escreve sobre a vida literária em www.henriquerodrigues.net.

TEATRO

Edgar Allan Poe em cena no Palácio Sônia Cabral 

Nos dias 6 e 7 de agosto o Grupo Beta de Teatro reestreia o espetáculo O Coração Delator, que estará em cartaz às 19h no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A obra teatral é baseada em três contos do escritor estadunidense Edgar Allan Poe, mesclando as histórias a partir de um único narrador, mergulhando no sombrio universo do autor. A direção é de Fernando Marques e Lorena Lima. Os ingressos estão à venda diariamente na bilheteria do local de terça a sábado das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone (27) 3132-8399.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/