Segunda, 06 Mai 2024

Os Estados Unidos e o golpe militar de 64

Os Estados Unidos e o golpe militar de 64

O Dia que Durou 21 Anos trata de um tema intrigante e polêmico: o início da ditadura militar no Brasil e o intenso apoio da CIA e da Casa Branca no golpe de Estado. O documentário é a estreia do final de semana no Cine Metropolis. 

 
Dirigido por Camilo e Flávio Tavares, o filme mostra os presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson se organizando para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do Marechal Humberto Castelo Branco.
 

O longa se utiliza de documentos secretos e gravações originais da época, mas o que se destaca é a sua estética. As fotografias de arquivo aparecem em forma de animações e a trilha sonora é bem agitada, principalmente durante a exibição de cenas de protesto. O filme tem uma preocupação em despertar a atenção do espectador e introduzir o conteúdo de forma didática. 
 
A contextualização histórica é feita por entrevistados americanos, enquanto as fontes brasileiras dão depoimentos emocionados do que sofreram com a ditadura ou sobre parentes e conhecidos que foram torturados ou exilados.
 
O Dia que Durou 21 Anos é também um filme que mostra um lado pouco explorado do golpe militar, o documentário dá espaço para aqueles que defenderam e defendam a ditadura até hoje. 
 
Um dos diretores, o cineasta Camilo Tavares, é filho do jornalista Flávio Tavares, também diretor do filme, que foi exilado no México durante a ditadura. Camilo nasceu no México e só veio para o Brasil com a anistia, em 1979. 
 
Serviço
O Dia que Durou 21 Anos (Idem, Brasil, 2011, 78 minutos, Livre)
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 19h15.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/