Domingo, 05 Mai 2024

Os versos reflexivos de Vander Costa

Os versos reflexivos de Vander Costa

 

“Eu não sou eu nem sou o outro, / Sou qualquer coisa de intermédio: / Pilar da ponte de tédio / Que vai de mim para o Outro”. Pensando na pluralidade do homem, assim como o poeta português Mário de Sá-Carneiro - autor dos versos acima - Vander Costa escreveu o livro Eu Feito de Nós. Esse é o segundo livro do escritor e será lançado nesta quinta-feira (10), no Bar do Ney, na Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória.
 
O duplo sentido no título da obra não foi proposital, Vander conta que pensou o “Nós” como o pronome, mas não descarta as outras interpretações, afinal é dessa subjetividade que são feitos seus poemas. “Minha poesia é reflexiva e introspectiva. Procuro olhar para dentro e traduzir em palavras meu estado de espírito”, explica.
 
Desde o lançamento do primeiro livro, Poesia Provisória (2003), Vander continuou escrevendo até ter um repertório para uma nova publicação. Ambos os livros foram feitos com apoio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória. 
 
Em Eu Feito de Nós, o poeta segue a mesma linha da obra de estreia abordando questões sobre o tempo, solidão, liberdade. Mas a grande característica dos seus poemas é o espanto pelas coisas cotidianas.
 
Formando em Filosofia, o aprendizado no curso superior foi decisivo na carreira do escritor. Em suas primeiras tentativas de escrever versos, ele sentia falta de algo que mais tarde foi descobrir que era o olhar diferenciado que a disciplina o proporcionou. “A filosofia é o recurso que eu uso para ver o inusitado, reduzir os vícios do olhar e criar novos sentidos para o que já estamos acostumados”, diz.
 
“Na verdade, ela vem como conceitos apenas e eu tento traduzi-los para linguagem lúdica da poesia”, completa. Além da filosofia, o escritor possui diversas referências e diz que gosta de ler de tudo, de ficção a política. Mas entre seus escritores preferidos estão Manuel Bandeira, Cecília Meireles e a portuguesa Florbela Espanca.
 
Em Eu Feito de Nós, Vander explora os diversos significados das palavras no objetivo de alcançar a experiência do inusitado. “A poesia para mim é uma ferramenta de libertação e superação, uma forma de experimentar novas sensações e desabafar minhas inquietações”.
 
Serviço
Eu Feito de Nós, de Vander Antônio Costa, será lançado nesta quinta-feira (10), às 19h, no Bar do Ney. R. Sete de Setembro, 257, Centro, Vitória. Preço: R$ 10.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/