Sexta, 03 Mai 2024

Prato da Casa é palco para independentes crescerem

Prato da Casa é palco para independentes crescerem

 



A energia e dedicação da jovem equipe do programa radiofônico Bandejão, projeto de extensão do curso de Comunicação Social da Ufes, dá fôlego à 6ª edição do Festival Prato da Casa. O evento, que revela bandas independentes sem restrição de estilo, faz a música produzida no Espírito Santo circular, seja na rádio, nos palcos, na mídia e em todo lugar onde as bandas possam ecoar.
 
O Festival Prato da Casa deste ano será neste sábado (1), a partir das 14h, na Estação Porto. “Levar o festival para fora da universidade é muito bom, porque não ficamos restritos ao público universitário e as bandas podem atingir um público mais heterogêneo”, explica Amanda Paganini, uma das organizadoras do evento. 
 
O Prato da Casa é uma grande oportunidade para que as novas bandas capixabas possam se apresentar em palco bem estruturado com qualidade de som, iluminação e produção. Além de mostrarem suas músicas para um público de aproximadamente 1500 pessoas (quantidade suportada pela Estação Porto), as bandas também ganham espaço na programação da Rádio Universitária (104.7 FM).
 
“A grande dificuldade foi garantir verba e apoiadores, trabalhamos sempre com permuta e com parcerias. Assim conseguimos que a Prefeitura de Vitória cedesse o espaço da Estação Porto”, conta Amanda. 
 
Apesar de toda correria, a universitária diz que o resultado é muito gratificante, “nós vemos as bandas crescerem, fazendo shows e saindo em turnê depois de serem selecionadas. Nosso trabalho é reconhecido pelos músicos que sempre nos agradecem”.
 
Das trinta e seis inscrições recebidas, apenas doze bandas foram selecionadas. A escolha se deu por voto popular (por meio de Facebook e telefone), júri técnico, formado pelo músico Amaro Lima, pelo diretor da Rádio Universitária Rogério Borges e pelo produtor musical Nelson Mendes, e pela equipe do Bandejão. 
 
As finalistas foram Ato Público, Broken & Burnt (foto acima), Brownie and the Muffins, Cheap Blues (abaixo), Desktop, Efeito Inverso, Infravermelho, Jefinho Pinheiro, Mendigos Cientistas, Os Du Grotta, Questionação e Senso. O grupo reúne diversos estilos, como rock, heavy metal, blues, reggae, pop.
 


Nova fase para a música
“É um peso enorme para o currículo da banda ser vencedora do maior festival de bandas independentes do Estado”, afirma Henrique Mattiuzzi, baixista e vocalista da banda Cheap Blues. Para ele o festival está preenchendo uma lacuna importante no incentivo à música. 
 
“Depois que acabou o Rock na Ufes muitas bandas foram acabando por falta de espaço para tocar. O festival é uma grande ocasião para os músicos se reunirem outra vez”. Durante o show, a banda apresentará versões próprias de clássicos do blues da década de 1950 e também músicas autorais. 
 
Hugo Ali, vocalista e guitarrista da banda de heavy metal Broken Burnt, vê no festival a oportunidade de tocar para um público maior e diferente a que a banda está acostumada.  A Broken Burnt começou no início de 2011 e lançou recentemente o primeiro álbum Let The Burning Begins (2012), com nove faixas. O CD será vendido no dia do Festival Prato da Casa.
 
Vindos de Baixo Guandu, os músicos da banda Os Du Grotta se apresentam pela primeira vez na Grande Vitória. Com referências que vão do forro ao rock e letras engraçadas, o vocalista Leandro Barros não nega que a maior influência da banda é o Mamonas Assassinas. 
 
“O show será uma coletânea de todas as nossas canções e paródias, além disso estamos preparando fantasias especiais para o festival”, conta. A banda está em fase de finalização do primeiro álbum, que ainda não foi batizado.
 
Serviço
O 6º Festival Parato da Casa acontece neste sábado (1), a partir das 14h, na Estação Porto. Av. Getúlio Vargas, Centro de Vitória, Armazém 5 da Codesa. Entrada gratuita.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/