Após denúncias, gestão se comprometeu também a reformar sede de associação de folclore
Depois dos desacertos, a Prefeitura de Conceição da Barra, no litoral norte do Espírito Santo, se reuniu com a Associação de Folclore de Conceição da Barra (AFCB) para tentar resolver duas das denúncias feitas recentemente sobre temas que afetam diretamente a cultura do município: a suspensão do comodato da sede da associação e a descaracterização de um espaço de cultura popular que homenageia o mestre Tertolino Balbino, dentro de uma escola pública do município.

Uma comitiva liderada pelo prefeito Erivan Tavares (PSB) visitou os locais acompanhado dos secretários de Educação (Fabrycio Crizostomos Kock) e de Cultura (Wanderlea Campos da Paixão) e outros representantes, e anunciou medidas para tentar sanar os ocorridos. Em ofício, a Secretaria Municipal de Educação alegou que não foi previamente consultada nem autorizou a desativação da Casa de Seu Tertolino, localizada na EMEF Mário Vello Silvares, que teria sido feita pela direção da escola. Sendo assim, reconheceu o erro buscando eximir-se da responsabilidade pelo mesmo, mas enviou alguns encaminhamentos para a reconstrução do espaço desmontado.
Entre as determinações da secretaria estão a devolução do acervo retirado do local; o diálogo com a comunidade escolar para avaliar o ocorrido; “construir de forma participativa e respeitosa, alternativas para a reparação do dano causado”; e promover formações internas sobre relações étnico-raciais e educação escolar quilombola e de atividades de valorização da cultura afrobrasileira e folclórica para o corpo docentes, discente e técnico.
A secretária Wanderléia Campos defendeu que o diálogo com a associação foi “positivo e esclarecedor”. Segundo ela, a suspensão do comodato da sede da AFCB pela prefeitura se deu por conta de denúncias de vizinhos, alegando que o local abrigava pessoas em situação de rua e era utilizado para sexo e uso de drogas.

A secretária acrescentou que, ao saber dos projetos da nova gestão da associação para uso e revitalização do espaço, o prefeito se propôs a refazer a parceria. “Vai ser feito um novo comodato, com novas regras e compromissos. Não se trata apenas de ceder o espaço, mas de ter um movimento no local, que estava em decadência”, afirmou. A Associação de Folclore afirma que já havia tratado do espaço e outras questões com o ex-prefeito Mateusinho do Povão (PP) antes de Erivan tomar posse no executivo municipal.
Da reunião, a prefeitura se comprometeu ainda com a demanda da associação de construção de banheiros na área externa, assim como com a instalação de um gradil no entorno do imóvel e manutenção do telhado e parte elétrica, comprometendo-se a não afetar os graffitis existentes no local, que representam grupos e mestres da cultura popular local.
Outro ponto levantado foi a elaboração de projeto para retomar o programa de educação patrimonial com os mestres nas escolas municipais, sob responsabilidade da secretaria de Educação e da Associação de Folclore.