Segunda, 29 Abril 2024

Programa de rádio discute nova cena literária

Programa de rádio discute nova cena literária
A história, escrita, contada por uma terceira pessoa é uma ação corriqueira. A criança, ainda sem saber ler, é entretida dessa maneira. O rádio, também não fica para trás e reverbera tais histórias muito além do universo – e conteúdo – infantil.
 
O Prólogo, programa da Rádio Universitária, não somente conta histórias: ele vive o ambiente literário. É como uma pessoa curiosa, que não se contenta em observar o enredo por si só. Ele tem fome. Quer saber quem está fazendo literatura ou o que eu e você estamos lendo. E não para por aí: ele aguça.
 
A apresentadora Magalli Souza Lima criou a concepção do que seria o Prólogo em novembro do ano passado, quando produzia uma coluna de indicação de leituras para o programa Revista Universitária, também da Universitária. 
 
Reformulado em fevereiro deste ano – e ainda hospedado no mesmo local –, o quadro ganhou as presenças de Leonardo Ribeiro e Luiz Zardini Jr.. Eles entraram para dar corpo ao projeto.
 

    


Todos são estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e carregam a vontade de discutir literatura. Não com uma linguagem saudosista ou rebuscada, é ideia do Prólogo falar do ambiente literário - independente do modo verbal - sem deixar de lado a sua contemporaneidade.
 
O quadro é semanal e tem duração de 15 minutos. Além disso, pesquisas, entrevistas fechamento de roteiro, gravação e edição fazem parte do processo de produção dos estudantes.
 
Antenado com o que tem sido produzido de novo no Brasil, o Prólogo dialoga com editoras independentes e escritores que fazem parte desse contexto. Valoriza também a construção do cenário literário capixaba.
 
A parceria com a editora local Cousa demonstra o gosto que os produtores do quadro têm em propagar livros e escritores da nova cena literária. E para isso, eles também se utilizam da internet como ferramenta de disseminação de conteúdo – seja disponibilizando cada edição do quadro ou interagindo com os ouvintes por meio de promoções.
 
Magalli destaca como é importante presenciar o contexto da produção de livros. “Com a nova cena literária do país e até do mundo nós, jovens, percebemos que o contato com ela traz uma visão de mundo que possibilita percepções diferentes sobre nossas próprias vidas”, conta.
 
O apreço de brincar com as palavras é a forma sutil de conversar – do diálogo que o Prólogo estabelece com seu ouvinte. A estética dele resume esse aspecto em forma de som transmitido aos ouvidos de quem não se contenta simplesmente em ler literatura.
 
Serviço
O Prólogo vai ao ar às terças-feiras, a partir das 18h, na Rádio Universitária.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/