Terça, 23 Abril 2024

Projeto Ritmos Brasileiros traz 'live' sobre congo capixaba

Luli_ramalho_divulgacao Divulgação

Uma viagem por diversos ritmos brasileiros durante o isolamento social. Essa é a proposta da cantora capixaba Luli Ramalho, que a cada semana está trazendo músicos convidados de diversos lugares do Brasil em conversas transmitidas ao vivo por seus canais. Frevo, carimbó, maracatu, cacuriá, baião, forró e outros estão entre os ritmos trazidos nos encontros transmitidos pelo Instagram da cantora e também reproduzidos no YouTube.

O congo e outros elementos da cultura do Espírito Santo também estarão presentes na próxima quinta-feira (28), às 18h, tendo como convidado o músico Fabio Carvalho. O evento ainda contará com uma ação solidária em apoio a Mestre Beiçola, estimulando a compra dos caxixis por ele produzidos por um valor de R$ 10. O mestre vive de aulas de capoeira e confecção e venda de instrumentos como caxixi e ganzá e esta arrecadando apoio por meio do PicPay @mestrealdecirbeicolaes.

As lives Ritmos Brasileiros estão indo ao ar às quintas-feiras e domingos, sempre às 18h. Antes da participação de Fábio Carvalho, o projeto ainda receberá o cavaquinista e compositor Filipe Dourado e terá uma edição especial na quarta-feira (27), às 16h, com o saxofonista e maestro Edson Rodrigues, um dos homenageados oficiais do Carnaval de Recife neste ano.

A cantora explica que a proposta das transmissões veio da necessidade de manter o contato com a música e os amigos construídos pelo Brasil ao longo de sua carreira. "É um desdobramento do que já vinha fazendo em meu trabalho com arte e educação em museus, escolas e outros espaços, apresentando a diversidade de ritmos do Brasil", diz a artista. 

Nascida em Anchieta e filha do sanfoneiro pernambucano Édson Ramalho, Luli conviveu com grandes artistas e mestres da cultura popular brasileira, como Dominguinhos, Antônio Nóbrega, Oswaldinho do Acordeon e Ariano Suassuna, este considerado uma de suas principais referências em pesquisa, criação e estética. Em 2015, Luli Ramalho lançou o disco Tradição Brasileira, no qual gravou canções de sua pesquisa sobre ritmos, sobretudo das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Divulgação

Nas lives do projeto Ritmos do Brasil, já passaram artistas como Gabriel Nóbrega, do grupo Silibrina, os violinista Gisele Dias e Nikolas Krassik, o pianista Hércules Gomes, Murillo Ramalho do Trio Dona Zefa, Liv Moraes, entre outros. Os vídeos das transmissões já gravadas podem ser conferidos no YouTube da cantora.

Para as próximas semanas já há uma agenda previamente traçada que incluirá convidados como o cantor, compositor e acordeonista Mestrinho e o Maestro Spok, saxofonista e diretor da SpokFrevo Orquestra.

O projeto vai culminar em junho com lives especiais em comemoração às festas de São João no melhor estilo nordestino, entre os dias 23 e 24 de junho com convidados de vários estados do Brasil. 

O Afro Congo Beat de Fábio Carvalho

Nos tempos em que tocava no Manimal, quando Fábio Carvalho assumia o microfone, começava o “furdunço”, palavra que el
https://www.seculodiario.com.br/cultura/o-afro-congo-beat-de-fabio-carvalho

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/