Domingo, 28 Abril 2024

Que o Carnaval deste ano não repita o de 2022!

BlocoAfroKizomba_RedesSociais Redes Sociais

O Carnaval chegou, mas com algumas mudanças um tanto quanto preocupantes, como a restrição no horário dos blocos do Centro de Vitória, que poderão estar nas ruas somente até as 18h. Isso fez com que blocos que tradicionalmente arrastam foliões à noite, como o Esquerda Festiva e o Maluco Beleza, por exemplo, passassem a ser matutinos.

Os blocos começam neste sábado (18) e agora é aguardar para ver, mais do que isso, torcer para que de fato seja um momento de festividade e alegria. Vale lembrar que, em 2022, quando os blocos estavam proibidos de sair, para garantir que não estariam na rua, a gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) fez ações de fiscalização no Centro de Vitória.
Diulgação

Durante a noite, houve operações da Polícia Militar (PM) com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Foi utilizado gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersão próximo das ruas Sete e Maria Saraiva, assim como nas proximidades da Praça Costa Pereira, onde acontecia o evento Subúrbio, no Terraço Rosário, local fechado.

Muitos questionamentos podem ser feitos para este ano. O que vai acontecer se os foliões extrapolarem o horário estabelecido? Haverá gás lacrimogênio e spray de pimenta de novo? Esperamos, sinceramente, que não. Na verdade, o que se espera é não restringir o horário da festa popular e assumir o compromisso de garantir a segurança do comércio, das pessoas e do patrimônio.

Mesmo que o bloco encerre a batucada, a multidão está ali, ávida por um Carnaval que não acontece há dois anos. O bloco Coisa de Negres é um que começará às 15h, na Avenida Beira-Mar. Apenas três horinhas é pouquíssimo tempo para "botar o bloco na rua" e ainda deixar a avenida completamente livre com uma dispersão voluntária das pessoas.

Sem contar que o pedido da Associação de Moradores do Centro (Amacentro) para que houvesse atividades alternativas tanto no Sambão do Povo quanto no armazém da Codesa foi recusado pela Prefeitura de Vitória. Ou seja, não há alternativas na região para depois das 18h, o que pode fazer as pessoas permanecerem muito tempo ali, inclusive, com suas caixinhas de som improvisadas. Espera-se que cenas do ano passado não se repitam! 


GUARAPARI

Não é somente em Vitória que a desvalorização da festa popular tem acontecido. Na Cidade Saúde, o carnaval aparenta respirar por aparelhos. Em suas redes sociais, o Grito da Cultura denuncia que este ano haverá somente três blocos e nenhuma escola de samba, com a alegação de falta de recursos públicos por parte da administração do prefeito Edson Magalhães (PSDB).

LEI RUBEM BRAGA

Os artistas de Vitória poderão curtir o carnaval mais sossegados. Foram prorrogadas para o dia 6 as inscrições no edital da Lei Municipal de Cultura Rubem Braga.

FESTIVAL MC - EDIÇÃO FAVELA

Ano passado foi realizado o Festival MC 2022, no Centro Cultural Carmélia. Este ano haverá a Edição Favela, no embalo das homenagens aos 13 anos do Instituto Serenata D'Favela, no dia 11 de março, no Morro do Quadro, em Vitória.

A programação segue a premissa do projeto de ser um movimento de causa pela cultura da cidade, pensando em oportunidades, capacitação, diversidade, sustentabilidade e muita arte. Estão previstos shows, batalha de dança, mostra, lançamento de livros, intervenção artística, entre outras atividades.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

andrea em Quarta, 22 Fevereiro 2023 19:58

que acabe o carnaval no centro. uma palhaçada, não respeitam os moradores, bloqueiam as ruas, mijam nas nossas calçadas, não nos deixam dormir!

que acabe o carnaval no centro. uma palhaçada, não respeitam os moradores, bloqueiam as ruas, mijam nas nossas calçadas, não nos deixam dormir!
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/