sexta-feira, agosto 22, 2025
22.9 C
Vitória
sexta-feira, agosto 22, 2025
sexta-feira, agosto 22, 2025

Leia Também:

‘Queremos visualizar onde estamos e onde queremos chegar’

Vila Velha realiza consulta para elaboração do novo Plano Municipal de Cultura

banda_congo_FotoPMVV.jpg
PMVV

A Prefeitura de Vila Velha realiza consulta pública para elaboração do novo Plano Municipal de Cultura, que terá vigência entre 2025 e 2035. O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Patrick Rocha, destaca que a principal diferença que se busca é a possibilidade, agora, de “visualizar onde estamos e onde queremos chegar”.

Por meio de um formulário, que é a quarta etapa da consulta, a gestão municipal ouve trabalhadores da cultura até o dia 4 de setembro. Patrick avalia que o plano em vigência tem “metas ampliadas, muito abertas”, impossibilitando a realização de medições para analisar como avançaram. “Um exemplo disso é a meta de reabertura da Casa da Cultura da Barra do Jucu, que não aponta um prazo”, diz.

No novo plano, afirma, haverá metas mais claras e a previsão da possibilidade de realização de mapeamentos, averiguando a quantidade de pontos de culturas e outros espaços e manifestações culturais. “Isso vai nos dar condições de saber como investir recurso financeiro, o retorno que estamos tendo. Poderemos dizer para a gestão: ‘olha quanto a cultura está gerando de retorno para a cidade’. Vai facilitar no sentido de negociação, já que apenas 1% do orçamento municipal é destinado para a área”, aponta.

Patrick informa que a primeira e a segunda etapas da consulta aconteceram na Conferência Municipal realizada em maio último, quando os trabalhadores da cultura puderam dar suas contribuições por meio dos Grupos de Trabalho (GTs) e de uma audiência pública.

A terceira etapa foi a coleta de sugestões por meio do formulário da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), escutando os trabalhadores da cultura não somente sobre os rumos da PNAB, mas também sobre o novo plano. Os próximos passos são a tabulação dos dados, a redação e o envio para a Câmara Municipal. O plano deve ser aprovado até dezembro deste ano.

A consulta online contempla cinco eixos temáticos: políticas culturais com foco na democratização do acesso e na acessibilidade; cultura voltada à infância e à juventude; cultura LGBTQIAP+ e promoção da igualdade racial; identidade, patrimônio e direito à memória; e economia criativa.

Mais Lidas