sábado, maio 17, 2025
20.3 C
Vitória
sábado, maio 17, 2025
sábado, maio 17, 2025

Leia Também:

Raiz açoriana

 

A artista plástica açoriana Nina Medeiros desembarcou na cidade de Viana para uma imersão cultura e conclusão da exposição que irá comemorar o 200 anos de imigração açoriana e os 150 anos de emancipação política do município. A exposição Viana, Uma Visagem Açoriana busca pensar na formação e no desenvolvimento da cidade por meio de seu patrimônio cultural. 
 

A exposição foi motivada pela chegada dos açorianos em Viana, tendo a paisagem como território de natureza exploratória e da história do município, entrevendo no trajeto diário: os bairros fragmentados de Viana, a cidade e a arte. 

 
Algumas questões da exposição e do projeto como um todo, referem-se aos modos de construção do imaginário de Nina e como seus relatos visuais contribuirão para uma visagem açoriana sobre Viana.
 
As obras de Nina Medeiros transitam entre o virtual e o tempo real através da instalação que fazem uso de desenho, pinturas, fotografias, gravuras, poesia, vídeo, som, livro-arte e web. 
 
As expectativas e sonhos, como também o que levaram de material e de vivências, incluindo aspectos culturais e religiosos, do pouco mais de 50 casais açorianos que teriam sido desviados pela coroa de Portugal para povoar do Espírito Santo, são abordados pela artista. 
 
Esse conjunto de imagem será apresentado em diferentes locais da cidade, nomeadamente aquelas com maiores cargas históricas e sociais.  
 
O papel da artista, por fim, será o de orquestrar situações com a comunidade de redescobrimento dos vários espaços de vivência por meio da paisagem e das memórias trazidas pelo trajeto traçado pela artista, entre Viana e o habitat da artista nos Açores.
 
Projeto
O que mais os seres humanos gostam de fazer é guardar de alguma forma suas lembranças. Pensando nisso a coordenação da exposição propõe um projeto educativo para os visitantes interativo e artístico.
 

Através de caixas moduladas, onde em dois dos lados se veem fragmentos das obras da Nina Medeiros, e nos outros o espaço é livre para a manifestação artística de crianças, adolescentes e adultos.

 
O cubo, ao final dos exercícios práticos monitorados, se transforma em peças únicas dos visitantes e transformados em pequenas obras de arte. O visitante, querendo, poderá deixar a “sua obras de arte” no Casarão ou levar como uma “Remembrança”.
 
Serviço
A exposição Viana, uma Visagem Açoriana, de Nina Medeiros, está em cartaz na Galeria de Arte Casarão. Av. Florentino Ávidos, Centro, Viana. Visitação: 9h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados. Visitas agendadas: 3255-1346 (Carla). Até 12 de dezembro. Entrada franca.

Mais Lidas