Sexta, 17 Mai 2024

Repertório Artes Cênicas e Cia estreia seu primeiro espetáculo para crianças

Repertório Artes Cênicas e Cia estreia seu primeiro espetáculo para crianças
 
“O musical é uma viagem no tempo. Pretendemos convidar a criança de hoje a embarcar em um outro tempo e um outro espaço os quais ela não está acostumada”, explica a produtora Nieve Matos. Para Nieve, Anjos e Abacates é uma forma estimular a inocência e a ludicidade do universo infantil que atualmente se encontra um pouco esquecida.
 
A peça infantil Anjos e Abacates, da Repertório Artes Cênicas e Cia, fará sua estreia na próxima sexta-feira (4), às 16 horas, no espaço Má Companhia. O musical tem uma linguagem muito divertida e imagética com muita dança e animação com bonecos, “é uma mistura gostosa de linguagens que atinge crianças de todas às épocas”, garante.
 
O espetáculo começa com uma brincadeira de rádio no quintal, onde quatro meninos se multiplicam em diversos personagens criando e recriando histórias e lugares. Resgatando brincadeiras e costumes, Anjos e Abacates faz um retrato da infância do passado quando a imaginação era o maior brinquedo das crianças em contraposição ao excesso de informação e tecnologia que os meninos de hoje vivem.
 
“Trazer para a criança globalizada de hoje um teatro singelo e delicado é um compromisso desafiador para nós que fazemos teatro”, diz o diretor Chico Aníbal. O espetáculo não é apenas uma história de lembrança e nostalgia, o diretor também explica que o objetivo da companhia é mostrar para as crianças o mundo onírico dos sonhos, da fantasia, da imaginação e da liberdade, “é pé no chão, é subir em árvore, pular o muro, fazer pescaria”, diz.
 
Anjos e Abacates é composto por atores e bonecos, o musical foi criado em parceira com diversos artistas convidados. Com arranjos musicais assinados por Edivan Freitas e direção geral de Chico Aníbal. A Repertório já esta acostumada com essa forma colaborativa de trabalhar, “todo o espetáculo tem um pouquinho da criação de cada ator, de cada membro da equipe”, diz Nieve. 
 
Chico Aníbal foi quem propôs ao grupo a montagem do texto e a companhia que já tinha nos planos a vontade de encenar uma peça infantil aceitou de imediato.  “Já admirávamos o trabalho do Chico e ficamos felizes com a ideia de produzir um espetáculo dirigido por ele”, conta a produtora. O texto é do mineiro Eid Ribeiro e como a trama precisava ser costurada por canções, o grupo chamou novamente o compositor Edivan Freitas para criar os arranjos. 
 
Esse é o segundo trabalho que a Repertório faz em parceria com o músico, o primeiro foi o Peróas e Caramurus - Uma saga da Ilha, espetáculo de estreia do grupo. Além desses nomes, o elenco também conta com Dudu Guimarães fazendo os bonecos e atuando, Léia Rodrigues, Elias de Aquino, Renan OAKS e Deb Shulz como atores convidados.
 
Nieve também comenta sobre a falta de espetáculos para o público infantil, que deveria ser mais prestigiado pelas companhias. “Acreditamos que é na infância que se cria o gosto, o hábito de ir ao teatro, além de tentar proporcionar uma vivência gratificante para as crianças, pensamos também em formação de plateia”. 
 
Serviço
 
O Musical infantil Anjos e abacates estreia nesta sexta-feira (4), às 16 horas. Apresentações gratuitas também no sábado (5) e no domingo (6), às 17 horas. Espaço Má Companhia - Rua Professor Baltazar, 152. Centro (Casarão Vermelho, próximo à Catedral).

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/