Domingo, 28 Abril 2024

Romance de iniciação faz jornada pelo norte do ES

Romance de iniciação faz jornada pelo norte do ES

 

Antes de escrever as primeiras linhas de O Mensageiro do Vento, José Carlos Mattedi, se encantou com os acordes e a beleza do adorno musical que serviu de inspiração para o seu primeiro romance. “Vi-me, e foram várias vezes, admirando seu balançar e sua harmonia. Percebi, também, que aquele nome poético renderia um bom título para um livro”, conta o escritor. A sua mais nova obra infanto-juvenil será lançada nesta terça-feira (5), na Biblioteca Publica Estadual. 
 
O Mensageiro do Vento é um livro de iniciação, sobre o fim da inocência e os caminhos do crescimento. José Carlos conta que a obra foi escrita em partes, algumas passagens surgiram sob inspiração, enquanto outras foram escritas para amarrar toda a história e dar sentido a esse grande mosaico. O livro também traz mensagens sobre a preservação da natureza e valores como a amizade e a gratidão.
 
Na narrativa, um jovem capoeirista recebe uma difícil missão. Ele precisa sair do sul da Bahia levando consigo um mensageiro do vento mágico e deixá-lo no povoado de Itaúnas, a vila de Conceição da Barra, no norte capixaba. 
 


Durante sua jornada, o menino lida com diversos desafios e com a possibilidade de reencontrar sua mãe, que o abandonou. “Com o esqueleto da história na cabeça, decidi vivenciar a jornada do meu pequeno herói, ou seja, fazer a longa caminhada entre o sul da Bahia e o norte capixaba”, conta o autor. 
 
Além de poder conhecer pessoalmente a paisagem onde a aventura se desenrolaria, Mattedi também viveu uma experiência muito proveitosa que lhe rendeu muito mais dos que as páginas do livro. “Enfrentei solidão, medo, ansiedade, adrenalina, sonhos e uma intensa jornada interior. Dessa viagem - exterior e interior - conheci alguns personagens do meu livro e vivenciei algumas experiências, que relato ao final do livro em um apêndice”, diz o escritor. 
 
Entretanto, essa não foi a primeira vez que o escritor visitou Itaúnas. Há muito tempo o vilarejo já faz parte do seu imaginário. “Conheci Itaúnas em 1980, ou seja, há mais de 30 anos, e sempre me fascinou sua história. E a ponta do mastro da igreja soterrada nas dunas fazia minha imaginação pulsar. Não foi à toa que essa igrejinha tenha papel fundamental no final do meu livro”, declara. 
 
Nessa época, ele conheceu o folclorista Hermógenes Lima Fonseca (1916-1996), que se tornou um dos personagens. O romance de aventura também reúne personagens da mitologia brasileira como o saci e o curupira, além de símbolos do imaginário coletivo universal como bruxas, serpentes, castelos, labirintos. O livro mescla fantasia e ficção e para isso José pesquisou em livros sobre folclore e também obras de História.
 
O livro é dedicado ao filho do escritor, que sempre foi um dos grandes motivadores da escrita do pai. Logo que ele nasceu, em 2002, José Carlos publicou A Guerra dos Brinquedos e mais tarde lançou o Cartas de Contos Infantis (2009).  “Sempre gostei de contar histórias para o meu filho. Até hoje quando ele vai dormir, deito na cama dele e nós dois ficamos lendo”, conta.
 
A mensagem que José Carlos deseja passar a todas as crianças, jovens ou adultos que lerão O Mensageiro do Vento é que a jornada da vida, assim como no seu livro, é cheia de quedas e superações. “O personagem começa fraco e indefeso e vai aos poucos vencendo obstáculos e descobrindo sua coragem e sua força. É um ato de confiança na potencialidade juvenil”, afirma.
 
Serviço
O lançamento do livro O Mensageiro do Vento será nesta terça-feira (5), às 19h, na Biblioteca Pública Estadual. Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. O livro será vendido a R$ 20. Após o lançamento ele estará à venda nas Livrarias Logos.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/