Sexta, 17 Mai 2024

Salve seu broder: Expurgação, arte e amizade

Salve seu broder: Expurgação, arte e amizade

(Dica: leia ouvindo a canção do vídeo abaixo. Depois, claro, assista)



No começo eram apenas algumas reuniões despretensiosas para pesquisar e discutir arte. Depois, foram surgindo ideias e trabalhos e o grupo de amigos, à época todos universitários, resolveu se organizar pra valer e formou o Coletivo Expurgação. Entre as várias linguagens artísticas, a música foi elo que uniu as 15 pessoas que este mês comemoram cinco anos de companheirismo e atividades, além de um ano do site oficial.


 



Para marcar a data, o coletivo abre as portas de sua sede, no Centro de Vitória, para uma noite expurgativa - recorrendo a um adjetivo-neologismo que os próprios costumam usar bastante. O público será recepcionado pelo som autoral produzido pelo coletivo e depois poderá conferir o pocket show do músico Santiago Emanuel, também um dos membros do Expurgação. 
 
“Era um desejo de todos criar um ambiente produtivo próprio. Por isso buscamos investir num espaço colaborativo com forte potencial criativo para incubar ideias e adquirir experiência através de pesquisa, experimentação e trabalhos esporádicos”, conta Raphael Gaspar, que trabalha com designer gráfico. Para ele, o Expurgação foi uma necessidade de extrapolar os estudos acadêmicos.
 
Desde seu surgimento, em 2007, o grupo tem como filosofia o respeito e a cooperação. No início, porém, os projetos eram poucos organizados. Gaspar explica que o coletivo precisou se consolidar como empresa para equilibrar os custos dos empreendimentos e gerar renda para os membros, “tudo isso sem perder a produção autoral”, pontua.
 
Durante a celebração, também se dará destaque ao site do coletivo que completa um ano. A página é uma plataforma de comunicação com público e de divulgação dos trabalhos e das ideologias do Expurgação. Entre as postagens estão pesquisas, vídeos, fotografias, músicas e registros de experimentações e intervenções artísticas.
 

        


Apesar de se identificarem como empresa, não há hierarquias e as funções são atribuídas de acordo com as necessidades de cada projeto ou dos membros do grupo. “A convivência fortalece o coletivo que desenvolve habilidade para materializar ações complexas, como por exemplo, o intercâmbio cultural de sete integrantes que puderam elaborar projetos e experimentar vivências na França e na Inglaterra”, conta o designer.
 
O Expurgação é formado por, videomakers, músicos, fotógrafos, produtores, artistas plásticos, designers e profissionais de Comunicação que, juntos, atuam em ações artísticas e de mercado. Entre as principais ações mantidas pelo coletivo estão a produtora Kalakuta, o projeto musical Expurgação, as bandas Fepaschoal e Santiago Emanuel e o instituto de sensibilização ambiental Últimos Refúgios.
 
Para continuar a trajetória promissora, o Expurgação vai começar a produzir videoclipes para os músicos com os quais já vêm desenvolvendo parcerias. O coletivo também tem duas exposições à vista: a Expo Javala, que trata da residência artística no Sítio Javali, e a Expo Museu Mello Leitão em Santa Teresa, organizada pelo instituto Últimos Refúgios. 
 



Para finalizar, eles pretender se organizar para um segundo Cine Expurga e uma nova participação no Festival Espírito Mundo. Além disso, estão preparando um estande para a próxima Feira do Verde, a distribuição do curta-metragem UMA em 35mm e uma loja Virtual para disponibilizar os trabalhos do coletivo.
 
Entre as dificuldades pelas quais o grupo passou, o momento mais difícil foi um assalto a sede do coletivo, “rolou um delete na situação, virou passado. Só memorizamos duas leis básicas para viver nesse meio hostil: tente não morrer e nunca dê mole”, pondera Gaspar. 
 
Serviço
A comemoração dos cinco anos do Coletivo Expurgação e de um ano do site será nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, na sede do Coletivo. Rua Nestor Gomes, 227, Centro, Vitória. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/