Terça, 30 Abril 2024

Sarau Ruínas movimenta cena cultural em Guarapari

Sarau Ruínas movimenta cena cultural em Guarapari

Evento que já virou marco no calendário cultural de Guarapari, o Sarau Ruínas realiza sua quarta edição no próximo dia 17 de agosto, com atrações gratuitas em frente às Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.


É ali, com dois palcos e de frente às ruínas pouco conhecidas por turistas e até mesmo por moradores do município, que se desenvolvem as atividades que são fruto de realização do coletivo Sinestesia, em parceria com outros grupos locais, como Trupe Maratimba, Fênix, RA88, desta vez com maior apoio do poder público, o que não deixa de ser uma conquista e reconhecimento pelo trabalho iniciado pela sociedade civil.



Foto: Luiz Carlos Santos


Neste ano, a programação terá como destaque convidados em evidência na cena musical capixaba: André Prando e Melanina MCs, trazendo suas produções autorais, além da tradicional intervenção cênica da Trupe Maratimba, show de cantora local Raíssa Castro e um cortejo de congo com o mestre Domingos Teixeira Marques, que encerra o evento público e conduz quem quiser continuar a festa no "after party" no Hostel Villa Virtudes.


Além disso, é tradicional e fundamental na proposta do Sarau Ruínas o Palco Aberto, momento em que se abre para música, poesia e outras apresentações de quem quiser trazer sua arte. A ideia, desde o início, é fortalecer a produção e difusão artística da cidade. Também fazem parte do entorno varal de poesias, exposições de arte, pintura ao vivo, lojinha e comidas e bebidas.


O nome do evento não deixa de ser uma provocação ao cenário da cultura no município, que o sarau busca sacudir. "O Ruínas é aquela fincada de mastro sabe? Onde a gente chegou e disse estamos aqui e não saímos mais", diz Bruno de Deus Magnano, do coletivo Sinestesia.


Ele explica que ao contrário do que se possa pensar, o evento não mobiliza apenas a juventude. Atrai também famílias inteiras, incluindo idosos, que não encontram muitas opções de eventos culturais na cidade.



Foto: Luiz Carlos Santos


É de forma poética que o Sarau Ruínas se anuncia para a cidade e visitantes, em busca de uma resistência consistente e perene, de uma cultura que não seja só passatempo, mas raiz e sustento: "Em tempos de desmatamento e ódio, continuar a cultivar afetos por meio da união de nossos saberes é reflorestar nossos dias através da poesia, é resistir. E o Sarau Ruínas é isso, expressão de resistência através da coletividade, não apenas entre artistas, mas por e no meio de todas e todos aqueles que fazem do agir cotidiano uma ação poética".


AGENDA CULTURAL


IV Sarau Ruínas


Quando: Sábado, 17 de agosto, 16h às 23h


Onde: Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição - Rua da Matriz, Centro - Guarapari/ES


Programação


16:00 - Ambientação (som mecânico)


17:00 - Mestre de Cerimônia (abertura)


17:00 - 00:00 (durante a noite) - Cabaré Flutuante (intervenções artísticas)


17:00 - 00:00 (durante a noite) - Coletivo Ra-88 e Convidados (live paint)


17:05 - Palco Aberto (música - Palco 2)


17:40 - Palco Aberto (poesia - Palco 2)


18:10 - Raíssa Castro (música - Palco 1)


18:55 - Palco Aberto (poesia - Palco 2)


19:25 - Trupe Maratimba (teatro - Palco 2)


19:45 - Palco Aberto (música - Palco 2)


20:05 - Melanina MCs (música - Palco 1)


20:40 - Palco Aberto (poesia - Palco 2)


21:10 - André Prando (música - Palco 1)


22:55 - Mestre Domingos (cortejo de congo - até o Hostel Villa Virtudes)

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/