Terça, 23 Abril 2024

Seis artistas capixabas para conhecer e reconhecer

Seis artistas capixabas para conhecer e reconhecer

Seis artistas e produtores culturais que atuam no Espírito Santo foram homenageados nessa quinta-feira (20), recebendo a Comenda Rubem Braga, concedida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em reconhecimento a seus trabalhos em prol do desenvolvimento e difusão da cultura capixaba.


A lista tem desde jovens como o grafiteiro Starley Bonfim e a designer Juliana Lisboa até nomes experientes como Maria Laurinda Adão, mestre de caxambu do quilombo de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), e seu conterrâneo Raul Sampaio, músico de 90 anos autor de sucessos como Meu Pequeno Cachoeiro, hino da cidade e sucesso nacional. Completam a lista o escritor Getúlio Neves, integrante da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, e Silvio Barbieri um dos fundadores da Orquestra de Viola e Sanfona em Mimoso do Sul.


Confira abaixo um pequeno resumo e links para o trabalho deste grupo diverso de pessoas reconhecidas por participarem da cena cultural capixaba.


O decano do grupo de homenageados é Raul Sampaio, um dos maiores compositores capixabas. Sua carreira começa nos remotos anos 40, quando fez parte do grupo Dois Valetes e uma Dama, na sua Cachoeiro natal. Na década seguinte, no Rio de Janeiro, fez parte do famoso conjunto Trio de Ouro. Suas composições foram gravadas por grandes nomes da música brasileira como Nelson Gonçalves, Luiz Gonzaga, Elizeth Cardoso e, claro, seu conterrâneo Roberto Carlos. Raul reside em Marataízes, no litoral sul do Espírito Santo. O canal Acervo Raul Sampaio no YouTube reúne mais de 240 gravações de suas composições. 


Maria Laurinda é uma mestre da cultura popular e quilombola, uma grande guardiã da cultura. Seu conhecimento vai do nascimento à morte, pois é parteira e também coveira, além de mãe de santo, líder comunitária e mestre de um dos mais famosos grupos de caxambu do Estado. Aos 75 anos, comanda eventos como o “13 de Maio Raiar da Liberdade”, que acontece no quilombo de Monte Alegre reunindo grupos de vários municípios capixabas. O documentário Todas as Faces de Maria registra sua história e conhecimento. Assista aqui


Outro homenageado foi Getúlio Neves. Nascido no Rio de Janeiro e crescido em Colatina e Vitória, é juiz do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e mestre pela Universidade de Lisboa. Desde 2012 é sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, assim como dos institutos de Rio de Janeiro e São Paulo. É autor de mais de 50 livros publicados em áreas como Sociologia, Antropologia e História do Direito; Direito Constitucional; Direito Penal e Direito Militar e História Regional e cultura do Espírito Santo. Integra a Academia Espírito-Santense de Letras desde 2005. Algumas de suas obras podem ser encontradas aqui


Silvio Barbieri também nasceu no Rio de Janeiro e veio muito jovem morar no Espírito Santo, graduando-se em Letra e se especializando em Filosofia. Mas foi na música que realmente se encontrou. É um dos fundadores da Orquestra de Viola e Sanfona de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul. Também é arranjador e regente da Orquestra Municipal de Alto Benevente, em Alfredo Chaves. Suas composições podem ser encontradas neste site.


Juliana Lisboa é designer e sócia-fundadora d'OPARQUE – Centro de Criação e Inovação, localizado no Centro de Vitória. Criou projetos como o Cidade Quintal, que leva intervenções urbanas, pinturas e cores a bairros como forma de revitalizar os espaços públicos. No ano passado, seu trabalho de design venceu o prêmio nacional para estampar as produções da Oxford Porcelanas com o tema “A cultura gastronômica ao redor do mundo”. Confira a entrevista de Juliana para o site Puxe Uma Cadeira.


O mais jovem dos premiados é Starley Bonfim, grafiteiro que tem como foco a pintura de murais que representam a população negra, com uma arte que impressiona pelo realismo dos desenhos. Em seu bairro de origem, Feu Rosa, na Serra, ele criou o Origraffes, um evento de alcance nacional que reúnes mais de 100 grafiteiros e outros artistas de todo país. Parte de seu trabalho pode ser encontrado no Instagram, onde é possível acompanhar também as novidades do artista. 


De acordo com a Secult, o prêmio é entregue para pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cultura no Estado, preservando e difundindo as mais diversas manifestações em todas suas modalidades e formas. A cerimônia de entrega de 2018 contou com apresentação do Grupo Fames Brasileiríssimo e do Grupo Caxambu Santa Cruz de Monte Alegre, comandado por Maria Laurinda. A comenda foi criada no ano de 2013 é entregue anualmente.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/