Domingo, 28 Abril 2024

Sem patrocínio da prefeitura, jovens fazem vaquinha para realizar evento

leonrado_simoes_brandao_FotoDivulgacao Divulgação

O Coletivo Diversidade, Resistência e Cultura (DRC), de Guarapari, na Grande Vitória, encontrou como alternativa para garantir a organização do 1º Festival de Cultura das Juventudes de Guarapari, nos próximos dias 25 e 26, a realização de uma vakinha virtual. A ideia surgiu após a gestão de Edson Magalhães (PSDB) afirmar que não iria mais patrocinar o evento, embora tenha se comprometido em garantir som, tablado e palco de pequeno porte.

O coordenador do coletivo, Leonardo Simões Brandão, relata que foi feita solicitação de patrocínio para a prefeitura, entretanto, não obteve resposta. Após a cobrança por um retorno, houve uma reunião na qual o projeto, que já havia sido protocolado na Administração Municipal, foi analisado. A secretária municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura, Helione Bacovis Lobo Leite, segundo Leonardo, pediu mais informações sobre a iniciativa, que foram prestadas.

O coordenador do DRC relata ainda que a gestora afirmou ser importante a mediação de um político, pois isso facilitaria o diálogo com a gestão. Os jovens contataram então a vereadora Sabrina Bubach Astori (DC), por considerarem que seu mandato tem sido de abertura para as pautas da juventude e da cultura. Ela se dispôs a fazer a mediação, que foi considerada bem sucedida, com a garantia de patrocínio para tablado, palco e som, orçados pelo DRC em R$ 3,5 mil.

Entretanto, Leonardo recebeu um telefonema da prefeitura informando que não seria possível patrocinar. Por causa disso, o DRC e a vereadora procuraram novamente a gestão, para tentar reverter a situação. Recebidos pela secretária de Cultura, foram informados de que a prefeitura tem um fornecedor para o palco, tablado e som de pequeno porte, mas que o valor orçado seria de R$ 22 mil, não sendo possível arcar com esse valor.

"Eu alertei de que estava superfaturado. Em Guarapari, a prefeitura não se importa com os fazedores de cultura. A secretária é aberta ao diálogo, nos recebe, mas as coisas não caminham. A cultura aqui só consegue recurso por meio dos editais da Secult", desabafa Leonardo.

Além da vakinha virtual para arrecadar o dinheiro, as pessoas podem fazer doações por meio do Pix . O coletivo tem oito anos e promove atividades culturais diversas, como saraus e projetos de fotografia, principalmente com foco na comunidade LGBTQIA+.

O 1º Festival de Cultura das Juventudes de Guarapari será realizado no Campo do América, no bairro Olária, das 15h à meia-noite, com cantores, DJs, grupos de dança, batalha de MC, entre outras atrações culturais, além de roda de conversa com o Conselho Estadual das Juventudes (Cejuve) sobre seu papel e políticas de cultura.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/