Mais: comidas de santo; samba no Centro; e livro sobre Amylton de Almeida
Nesta segunda-feira (2) acontece a tradicional entrega do balaio de Yemanjá no píer que leva o nome da orixá, na praia de Camburi, em Vitória. A festa, que faz parte do calendário de eventos da Capital, chega, este ano, a sua 43ª edição, e foi idealizada por Mãe Néia, do terreiro Nzo Musambu ria Kukuetu, em Bairro de Fátima, município da Serra.

A festividade terá início às 16h, com as rezas, que, este ano, excepcionalmente, não serão acompanhadas dos batuques, pois o terreiro está de luto em virtude do falecimento de um dos filhos de santo. É por isso também que não haverá a tradicional gira à noite no terreiro. Mas a entrega dos balaios em alto-mar e a distribuição de comidas de santo no calçadão em frente ao píer estão garantidas.
Festa para todos

“Esperamos pessoas do santo, mas também as que não são do santo. Todos serão bem-vindos. Pediremos por toda a humanidade. Sei que será em uma segunda-feira, dia de trabalhar, mas quem tiver um tempinho, a gente espera ver por lá, tratando a todos com muito respeito. Que estejamos juntos!”, diz Mãe Néia.
Festa para todos II
A mãe de santo acredita que a inserção da entrega do balaio, em 2023, no calendário de eventos, abriu portas, como o fato de a festividade ser uma das elencadas como Patrimônio Vivo do Espírito Santo em um projeto da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Raízes, que mapeou 20 manifestações culturais Estado.
Comidas de santo
Como é feito ano após ano, serão distribuídas gratuitamente as comidas de santo, no calçadão em frente ao píer, como acarajé, que, segundo Mãe Néia, é de Yemanjá, omolocum (Oxum), abará (Yansã), manjar (Yemanjá), mungunzá (Oxóssi), Cuscuz (Oxalá) e bolinho de nanã (Nanã).
Samba no Centro

As homenagens para Yemanjá começam antes mesmo do dia 2 de fevereiro. Neste domingo (1), a cantora Monique Rocha se apresentará no Samba no Centro – edição Odoyá Yemanjá. O evento será às 14h, no Bar do Beco, no Centro de Vitória. Com repertório de samba, congo e músicas afro-religiosas, a apresentação contará com uma performance em homenagem à orixá. O nome samba no Centro é um projeto criado por Monique Rocha em 2024. Remete ao local das apresentações, que é o Centro de Vitória, e à espiritualidade dos povos de terreiro, referindo-se aos centros de macumba e ao fato de o samba ser o ritmo central nas apresentações.
Palavra Colada
Estão abertas até 9 de fevereiro, as inscrições do projeto Palavra Colada, do Cine por Elas, que vai selecionar 15 frases de escritoras de Vila Velha, com até 150 caracteres, para serem impressas e coladas em formato de intervenção urbana. As frases selecionadas serão transformadas em lambe-lambes. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link. A curadoria do projeto levou em consideração a diversidade, sendo composta por Fabiola Mozine, fundadora do Cine por Elas, ativista e mãe; Suely Bispo, atriz, mestre em estudos literários e poeta negra; e Kátia Fialho, mulher de axé, lésbica e branca.
Calendário
Após a seleção e produção do material, o projeto realizará três ações públicas de colagem e encontro com as autoras. A primeiro será no dia 5 de março, com o lançamento na sede do Cine por Elas. Nessa atividade todas selecionadas poderão falar sobre sua trajetória e a frase escolhida, além de colocar o próprio lambe na parede do espaço. A segunda vai ser em 14 de março, com colagem na Casa 155, durante a Feira do Livro, e a última em 20 de março, com colagem no Canela Verde Cultura e Arte (CVCA).
Biografia de Amylton de Almeida

Na próxima sexta-feira (6), será lançado no Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), o livro As Cores do Prisma: crítica e contracultura em Amylton de Almeida, que retrata a obra e a vida do jornalista Amylton de Almeida, falecido em 1995. A obra é de autoria de Kelly Alves Andrade, doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo (USP). Os exemplares serão distribuídos gratuitamente. Amylton de Almeida nasceu em Afonso Cláudio, na região serrana, e foi jornalista, crítico de cinema, cineasta, videomaker, dramaturgo e romancista.
Sáskia Sá no Prosas Literárias
A programação de fevereiro do Festival Entrelaços, no Espaço Thelema, Centro de Vitória, começa com o Prosas Literárias, nesta terça-feira (3), às 19h30. A convidada é a multiartista Sáskia Sá, que imprime sua marca na cultura capixaba atuando como produtora, roteirista e diretora de cinema, escritora, artista visual e ilustradora.
Até a próxima coluna!
Email: [email protected]

