Sábado, 11 Mai 2024

Sessão Livres Filmes acontece em cinco capitais do país

Sessão Livres Filmes acontece em cinco capitais do país
 
Um dos grandes gargalos da produção audiovisual brasileira é a distribuição. Há incentivos e muitos produtores independentes, mas quando a chega a hora de lançar o filme e colocá-lo para valer no mercado comercial, começam os problemas. Os produtores geralmente sentem muitas dificuldades em fazer suas produções circularem fora de festivais e ir além de suas cidades.
 
A distribuidora Livres Filmes chega com o objetivo de tirar os filmes da gaveta e prestar assessoria para os produtores. “Acreditamos que todo o filme tem seu público e junto com os cineastas trabalhamos para criar um plano de distribuição da obra”, esclarece Carla Osório, uma das fundadoras da Livres Filmes junto com o cineasta Cavi Borges.
 
E para começar a fazer os filmes serem vistos, a partir desta quinta-feira (20) até o dia 30 de abril, acontece a Sessão Livres Filmes, nas cidades de Vitória, Aracaju, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Serão exibidos oito títulos nacionais, entre documentários e filmes de ficção, uma pequena amostra das produções que a nova distribuidora vai lançar no circuito ao longo do ano de 2014.
 
Em Vitória, o escolhido para exibição é o Cine Jardins, “um espaço que consideramos muito importante por valorizar o cinema cultural”, diz Carla. Acessibilidade é outro ponto para destacar a mostra, todas as sessões cobrarão meia-entrada para incentivar o público a prestigiar essas novas produções. 
 
Com muita experiência em diversos segmentos do mercado audiovisual, Carla e Cavi pretendem dar um tratamento diferenciado a produtores e realizadores para que seus filmes alcancem as telas e públicos diversificados. “O nosso diferencial é o foco nos filmes brasileiros e o tratamento que a distribuidora oferece a obra”, explica Carla. Além disso, a Livres Filmes procura trabalhar sempre com tecnologia digital, que possibilita a democratização na produção e na distribuição. 
 
Nessa primeira mostra o objetivo é mostrar a diversidade das produções brasileiras. O longa Mentiras Sinceras, que será exibido na sexta-feira (21), foi o escolhido para seguir no circuito comercial imediatamente após a mostra. O filme revela os bastidores de uma peça de teatro, da primeira leitura até a grande estreia. No elenco estão Malvino Salvador, Fernanda Machado, Tiago Fragoso e Zécarlos
Machado.
 

 

Carla também destaca dois filmes que tratam da ditadura, especificamente escolhidos para lembrar dos 50 anos do golpe militar no Brasil. O filme 70 vai abrir a mostra na quinta-feira (20) e conta a história de grupos de resistência a ditadura que capturam o embaixador suíço no Brasil. Os sequestradores queriam a liberdade de setenta presos políticos e conseguiram. O filme vai reencontrar 18 personagens desta história, quarenta anos depois.

 

 
E no domingo (23) será exibido o filme Sinais de Cinza. O documentário dá a dimensão da importância do cinema político de Olney São Paulo, que foi assassinado pela ditadura militar por causa de um filme. Olney foi eleito pela ABD Nacional como Patrono do Documentário no Brasil.  “Nosso objetivo é manter Vitória na rota desses lançamentos e sempre trazer para a cidade os filmes que estivermos lançando", afirma Carla.
 
Serviço
 
A Sessão Livres Filme acontece de quinta-feira (20) a quarta-feira (26), sempre às 21h20, no Cine Jardins. Ingresso: R$ 7 (meia-entrada). Mais informações http://livresfilmes.com/
 
PROGRAMAÇÃO
 
Quinta-feira (20)
70 (Idem, Brasil, 2013, 96 minutos) Documentário. Direção de Emilia Silveira. No dia 7 de dezembro de 1970 grupos de combate à ditadura capturam o embaixador suíço no Brasil. Os sequestradores queriam a liberdade de setenta presos políticos. Conseguiram.O filme 70 vai reencontrar 18 personagens desta história, quarenta anos depois.
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h20
 
Sexta-feira (21)
Mentiras Sinceras (Idem, Brasil, 2011, 75 minutos) Documentário. Direção de Pedro Asbeg. Com Fernanda Machado, Malvino Salvador, Thiago Fragoso, Augusto Zacchi e Mallu Vale. Ao longo de 14 meses construindo e encenando uma peça de teatro, nem tudo é o que parece. O filme é o resultado do processo de gestação da peça Mente Mentira, do dramaturgo norte-americano Sam Shepard. 
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h20
 
Sábado (22)
Vamos Fazer Um Brinde (Idem, Brasil, 2011, 75 minutos) Drama. Direção de Sabrina Rosa /Cavi Borges. Com Roberta Rodrigues, Cintia Rosa, Juliana Alves, Roberta Santiago, Fabrício Santiago e Ana Miranda. Seis amigas e um amigo gay se reencontram para passar o réveillon, uma noite perfeita para brindar suas histórias.  Susana curte a gravidez, mas está insegura com a relação. Dinho protege sua melhor amiga do namorado. Sara tenta curar as dores do rompimento com Laura. Vera está apaixonada e tenta se mostrar adulta para sua mãe.
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h20
 
Domingo (23)
Sinais de Cinza (Idem, Brasil, 2013, 86 minutos) Documentário. Direção de Henrique Dantas. O filme dá a dimensão da importância do cinema político de Olney São Paulo, assim como, do absurdo cometido pela ditadura militar na vida desse cineasta Caboclo, Olney São Paulo, que tinha a ideia de mudar o mundo a partir do seu cinema revolucionário e que foi assassinado pela ditadura militar.
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h20
 
Segunda-feira (24)
Copa Vidigal (Idem, Brasil, 2011, 75 minutos) Documentário. Direção de Luciano Vidigal. Campeonato de futebol é a iniciativa do professor Cypa para resgatar a paz, a alegria e a integração social na favela depois de uma guerra entre traficantes do Vidigal e da Rocinha
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h20
 
Terça-feira (25)
Os Pobres Diabos (Idem, Brasil, 2013, 98 minutos) Drama. Direção de Teta Mais. Com Chico Diaz, Silvia Buarque, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos, Samia Bittencourt, Nanego Lira, Georgina de Castro. O Gran Circo Teatro Americano perambula por pequenas cidades dos sertões, até chegar a cidade de Aracati. No cotidiano do circo, acontecem aventuras, nas quais os personagens agem ao modo picaresco dos anti-heróis da literatura de cordel e do romanceiro popular. 
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h20
 
Quarta-feira (26)
Uma Passagem para Mario (Idem, Brasil, 2013, 77 minutos) Documentário. Direção de Eric Laurence. Um documentário um road movie. Uma história de vida. Uma história de luta contra o câncer. Ou a história afetiva entre dois amigos: Eric, o cineasta, e Mário Duques, personagem do filme.
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h20

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 11 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/