Sábado, 04 Mai 2024

Show em prol do Restaurante Sol da Terra reúne samba, reggae e forró

Show em prol do Restaurante Sol da Terra reúne samba, reggae e forró
Lar, doce lar. Como evitar o clichê? Após quatro meses acolhida sob o teto da solidariedade alheia, a família Ortiz finalmente voltou para casa. Há uma semana, Marco e quatro filhos respiram novamente o ar da residência da família, que, embora erguida ao lado do Restaurante Sol da Terra, sobreviveu ao sinistro acidente de março deste ano. 
 
Marco Ortiz e quatro filhos passaram quatro meses dividindo o apartamento de uma vizinha, em frente ao restaurante. Agora o astral da família mudou. Não que tenham sido mau tratados no apartamento. Pelo contrário: foram muito bem acolhidos. 
 
O caso é que nada substitui o sentimento de retornar ao seio da própria casa. “Maravilhoso”, ele diz. Ele recorre ao mesmo adjetivo para se referir ao próximo evento Solidariedade da Terra, que acontece nesta sexta-feira (26), no Barracústico, em Vila Velha. Participam as bandas Kalifa (foto), Bloco Bleque, Lion Jump e Trio Arrumadinho.
 


Mais uma vez, todos os artistas se puseram em disposição solidária à família Ortiz. É como diz Diego Lyra, vocalista da banda de samba-rock Kalifa, que logo de início faz questão de frisar: “É importante dizer que a banda não aceitou um convite. A banda se colocou à disposição do restaurante, para participar de qualquer evento a ele relacionado”. 
 
“O cachê é o menor dos fatores. Acho que a gente tem um ganho cultural com isso”, completa.
 
As palavras do vocalista têm duas razões imediatas. Uma, como o próprio diz, ele é “cria do Centro de Vitória”. Dois, os integrantes da banda eram frequentadores assíduos do Sol da Terra. “A gente tem uma ligação muito forte com ele, a ponto de ver no Sol da Terra um patrimônio do Centro de Vitória”, completa Diego.
 
Com um single para ser lançado em 1° de agosto - Um Dia Bom - e um disco cheio previsto para o início de dezembro, a banda demonstra entusiasmo, o mesmo que irradia quando está no palco. O sambalanço alegre do Kalifa está pronto para o show no Barracústico - e com o time todo em campo. 
 
“A gente se sente bem não apenas vendo as pessoas sambando com a nossa música, mas também participando de um ato desse”, diz Diego.
 
Amparado no indefectível tripé zabumba-triângulo-sanfona, o Trio Arrumadinho faz o típico tradicional forró pé de serra. O repertório do trio, logo, típico do gênero: Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Trio Nordestino, além de músicas autorais, segundo diz Mauro Dblaze, um dos “arrumadinhos”. A noite terá o reggae raiz do Lion Jump. 


Megagrupo que transforma samba, MPB, rock, forró e o que mais houver num batuquelê dançante, o Bloco Bleque também é conhecido pelas vibrantes apresentações.
 
Para o bloco, dois fatores tornam especial o show no Barracústico. O primeiro é o fator solidariedade. “A família do Marco Ortiz é muito próxima de todos do bloco. Todo mundo tem uma eterna gratidão por ele, pelo incentivo que ele dá à galera da música”, diz a vocalista Juana Zanchetta. 
 
O segundo: a banda não se reúne para tocar desde março, quando se apresentaram em Linhares. Gustavo Macacko e Alexandre Lima hoje se dedicam a projetos pessoais, o que dificulta um ajuste de agendas. 
 
O primeiro mudou-se para o Rio de Janeiro; o segundo assumiu a secretaria de Cultura de Vitória. Mas os dois estarão sexta-feira no Barracústico animando a festa. “O grande barato desse show é que está todo mundo doido para tocar. Tá todo mundo animado. Eu tô muito animada”, entusiasma-se Juana.


Serviço
O Solidariedade da Terra - Barracústico acontece neste sexta-feira (26), a partir das 22h, no Barracústico. Av. Beira-mar, 264, Barra do Jucu, Vila Velha. Ingressos: R$ 10 (primeiro lote) e R$ 20 (segundo lote). À venda no Bicho Guloso, Zepellin, lojas Bahamas e com Amigos Sol da Terra.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/