domingo, janeiro 11, 2026
26.9 C
Vitória
domingo, janeiro 11, 2026
domingo, janeiro 11, 2026

Leia Também:

Show no Sesc Glória une gerações da música capixaba feita por mulheres

Nove cantoras vão cantar músicas de compositoras femininas dos últimos 30 anos

A música capixaba composta e interpretada por mulheres faz parte do repertório do show Clitória Musicalis, que será no teatro Virgínia Tamanini, no Sesc Glória, Centro de Vitória. A apresentação acontecerá no próximo sábado (17), às 20h. Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados na bilheteria do teatro. As músicas que fazem parte do show estão disponíveis no álbum que também se chama Clitória Musicalis, nas plataformas digitais.

A diretora musical e curadora do projeto, Joana Bentes, relata que foi feita uma pesquisa sobre as músicas compostas por mulheres capixabas, com base principalmente nos projetos executados por meio da Lei Rubem de incentivo à cultura, de Vitória, nos últimos 30 anos. Foram encontradas mais de 80, sendo escolhidas nove, “com diversidade de gênero e que fazem sentido juntas”, por exemplo, pela temática tratada.

Divulgação

“Esse trabalho partiu de uma inquietação pessoal. Trabalho com música há mais de 10 anos. Ser mulher nesse ramo é um desafio grande. Sinto que as novas gerações têm pouco acesso a esse material. Grande parte dessas músicas não estão nas plataformas digitais. Esse resgate é uma forma de contar o que é ser capixaba a partir do olhar e da voz feminina”, diz Joana.

Para cada canção escolhida para compor o álbum e, consequentemente, fazer parte do show, foi convidada uma cantora da geração atual para ser a intérprete. “É um encontro de gerações”, acrescenta a diretora musical e curadora. De acordo com ela, as compositoras foram convidadas para ir ao show ver suas músicas serem cantadas pelas novas vozes femininas da música capixaba. A banda base responsável pela execução do álbum e que subirá ao palco do Sesc Glória é formada por Maressa Machado (bateria), Thaysa Pizzolato (sintetizadores), Yasmin Miyeko (baixo), Paula Pividori (guitarra) e Dora Dalvi (violão).

As músicas escolhidas são Pulo do Gato, de Daniela Moraes e Katia Brinco, que será interpretada por Ada Koffi; Tem Que Ser Você , de Daniela Moraes, interpretada por GAVI; Samba Rápido, de Márcia Coradine, interpretada por Joana Bentes, que também canta Central Park, de Kátia Rocha e Elisa Lucinda; Jacarandá, de Elisa Lucinda e Márcia Coradine, interpretada por Eloá Puri; Notícias de Paris, de Ester Mazzi, interpretada por Roberta de Razão; Ando Bem, de Denise Pontes, interpretada por Karola Balves; Gigi, de Tamy e Sanny Lys, interpretada por Rany Baby; Por Ela ou Por Você, de Tati Wuo e Mate Wuo, interpretada por S.Y.M.A.

Joana explica que o nome do projeto vem da junção de três elementos: mulher, música e a cidade de Vitória. De acordo com ela, existe uma flor chamada Clitória, que tem esse nome por parecer com o órgão sexual feminino.  Ao mesmo tempo, aponta, o nome lembra o da cidade de Vitória. Musicalis, acrescenta, remete a música. “Clitória Musicalis é como se fosse o nome científico do projeto”, diz.

Mais Lidas