Terça, 21 Mai 2024

Tabu é o novo filme do diretor português Miguel Gomes

Tabu é o novo filme do diretor português Miguel Gomes
 
Solitária e temperamental, Aurora (Laura Soveral) é uma idosa que vive sozinha em um apartamento em Lisboa, as únicas pessoas que ela mantém contato são sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha. Entretanto, as duas não sabem nada sobre o seu passado e quando Aurora morre essas duas mulheres descobrem como foi a juventude dela.
 
Junto com elas mergulhamos na história de Aurora, que revela uma mulher independente (agora interpretada por Ana Moreira), que vive na África na época do império de Portugal no continente. Aurora é casada e gosta de passar o tempo alimentando um filhote de jacaré, que tem como bicho de estimação.
 
O filme se divide em dois capítulos. No primeiro chamado Paraíso Perdido conta-se os últimos dias de vida de Aurora e o segundo, Paraíso, é uma perigosa história de amor proibido que envolve um crime. No começo de Tabu, o roteiro é totalmente respeitado, mas na parte final, o diretor deixa os atores livres para improvisarem e quase não há diálogos, apenas um narrador. 
 
Todo filmado em preto e branco, o drama tem um visual clássico que destoa de outras produções que tem a África como plano de fundo, que sempre representam o continente com muitas cores e exotismo. 
 
Apesar do óbvio triângulo amoroso entre a mocinha, o marido e o amante -  o explorador Gian-Luca Ventura (Carloto Cotta) –, Miguel Gomes investe em situações realista e bem-humoradas sem cair no melodrama. Tabu é o terceiro filme dirigido pelo português, que também comandou A Cara que Mereces (2004) e Aquele Querido Mês de Agosto (2008).
 
Serviço
Tabu (Tabu, Portugal, 2013, 110 minutos, 16 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 19h

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/