
A arte naif trabalhada por Tatiana Seabra é, por alguns, considerada até uma arte primitiva – pelo traço simples, pela liberdade de criação. Mas para Celso Adolfo, curador da mostra, não é de todo correto classificar a arte de Tatiana como primitva, já que ela vive num contexto extremamente diferente daquele vivido por um pintor primitivo – que destacava a arte a partir de sua espontaneidade, sem influências ou outros conhecimentos. Tatiana, para Celso, tem todo um conhecimento acerca da arte e, ainda assim consegue se expressar de forma espontânea e que se 'descompromete' com a técnica e alia-se à uma expressão livre e um tanto modernista.
As obras que Tatiana apresenta ao público são apresentadas como “desprovidas de qualquer intenção de existir num traçado de corespondência com a continuidade, com a produção seriada”. A exposição apresenta um recorte do processo atual em que a artista se encontra diante da maturidade que a arte que produz vem sofrendo.
“Conheço a Tatiana já faz bastante tempo. Percebi que de um tempo para cá ela vem fazendo esse trabalho artístisco dentro da arte naif e foi conquistanto espaços. Ela expôs em São Paulo e foi a partir desse momento que fui de observador à admirador da obra dela. Quando tomei conhecimento que ela gostaria de expor em Vitória pela primeira vez aqui, logo nos aproximamos e articulamos isso”, detalha Celso Adolfo.
No total, são trezes obras expostas que foram selecionadas por Tatiana e Celso de forma conjunta, privilegiando a comunicação com o público. Juntas elas apresentam a temática de cidades e suas arquiteturas, além de traçados livres e a figura humana que, segundo Celson, tem chamado a atenção das pessoas que passam pelo bistrô.
Serviço
A mostra com obras de Tatiana Seabra está em exposição no Bendito Bistrô, aberta á visitações de segunda a sábado, a partir das 18h30, até o dia 1° de agosto. O bistrô fica na rua Moacir Avidos, 47, Praia do Canto, Vitória.