Segunda, 29 Abril 2024

Terra dos Colibris no compasso do jazz e da bossa

Terra dos Colibris no compasso do jazz e da bossa
Reconhecida dentro do contexto turístico do Estado, a cidade de Santa Teresa vem se consolidando também no cenário de festivais. Pelo segundo ano consecutivo, o município apresenta o Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa - que conta também com o ritmo do blues.
 
O evento tem início na próxima sexta-feira (24) e vai até o domingo (26), e traz diversas atrações nacionais e internacionais. Uma novidade para este ano é que a música não para nem durante o horário do almoço, a culinária da região pode ser apreciada ao som de nomes como o de Roberto Menescal - um dos ícones da Bossa Nova.
 
Além de músicos locais e nacionais, o festival contém nomes estrangeiros - como Kenny Brown, John Primer & The Real Deal Blues Band e Charlie Hunter - que terá a companhia de Leo Gandelman e ainda com a participação de Serginho do Trombone.
 
Kenny Brown (ao lado) é de Nova Orleans, reduto do blues norte-americano. O veterano guitarrista é radicado no país e participa dos principais festivais realizados por aqui. Conhecido pelo repertório vasto, que vai do blues ao jazz e também passa pelo soul e funk, o músico mescla composições próprias com clássicos, como os nomes de James Brown e Stevie Wonder.
 
Já John Primer (foto capa) tem uma trajetória musical interessante: ele começou a tocar guitarra, fabricada em casa, ainda criança – momento em que tentava emular os artistas que ouvia pelo rádio da avó. O garoto cresceu e chegou a ser guitarrista na banda de Muddy Waters. Agora, chega ao Brasil acompanhado de sua banda, a The Real Deal Blues Band.
 
O jazzista Charlie Hunter (ao lado) é outro nome de peso no festival – ele é conhecido por explorar todas as possibilidades que a guitarra proporciona. Uma curiosidade é que o músico toca com a cantora e pianista, Norah Jones. Charlie Hunter terá a companhia do eclético instrumentista Leo Gandelman e do músico Serginho do Trombone.
 
A Terra dos Colibris atraiu em torno de 15 mil pessoas na edição do ano passado: a mistura de boa comida, baixas temperaturas e o clima de festival da cidade foram responsáveis por alavancar o evento. O Festival de Jazz e Bossa de Santa Teresa deste ano vai ter a exibição de 13 shows e será no Centro de Eventos do município. A entrada é franca.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Sexta-feira (24)
 
18h: Abertura oficial
20h: Fames Jazz Band (ES)
21h30: Afonso Abreu Trio (ES)
23h: Big Joe Manfra Blues Band (RJ), Jeferson Gonçalves (RJ) e Saulo Simonassi (ES)
00h30: Kenny Brown (EUA)
 
Sábado (25)
 
11h: Abertura dos portões
12h: Roberto Menescal
13h30: Derico e Chiquinho em Quinteto Jazz
19h: Abertura dos portões
20h: Fames Jazz Trio (ES)
21h30: Bruce Henri (USA) e Quarteto Jazz e Bossa (RJ)
23h: John Primer (Mississipi/EUA)
00h30: Big Bat Blues (ES)
 
Domingo (26)
 
10h: Abertura dos portões
12h: Orquestra Synthesis (Philadelphia/EUA)
13h30: Homenagem 100 Anos Vinicius de Moraes - Eliane Gonzaga, Márcia Chagas, Amélia Barreto e Inara Novaes com Fames Brasil Instrumental (ES)
15h: Leo Gandelman (RJ) e Charlie Hunter (Rhode Island/EUA), participação especial Serginho do Trombone (RJ)

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/