Segunda, 29 Abril 2024

Viana dá pontapé inicial para as Conferências Municipais de Cultura

conferenciacultura_vianaFotoPMV Prefeitura de Viana

As tão esperadas Conferências Municipais de Cultura começaram com a realizada no município de Viana, na Grande Vitória, no último final de semana, com o tema Democracia e Direito à Cultura. Além da eleição de delegados para a Conferência Estadual e elaboração de propostas para as gestões municipais e estadual, a atividade marcou o início da elaboração do Plano Municipal de Cultura, com a discussão coletiva das metas.

Prefeitura de Viana

Outra marca da conferência foi o lançamento do segundo edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que se encontra com inscrições abertas. As propostas de políticas culturais para o município e para serem encaminhadas para a Conferência Estadual foram debatidas nos Grupos de Trabalho (GTs), que trataram dos temas Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Propostas

Tanto nos GTs quanto nas metas do Plano Municipal de Cultura, foram perceptíveis as ideias de que sim, ao contrário do que muitos pensam, artistas são trabalhadores, e que é preciso construir uma política de cultura que não exclua ninguém. Uma das propostas foi a reserva de vagas nos editais e outras políticas de incentivo à cultura para grupos como pretos, pardos, indígenas, pessoas de baixa renda, pessoas não binárias e travestis. Também apareceram propostas como garantia de ajuda de custo em eventos de longa duração, já que a classe artística acaba tendo que fazer um investimento financeiro alto para participar dessas atividades.

Alimentação

Falando em investimento financeiro, foi muito importante garantir a alimentação de todos participantes, que tiveram acesso a café da manhã, almoço e lanche, não precisando arcar com os custos de seu próprio bolso. Como "saco vazio não para em pé", a não disponibilização poderia acarretar na ausência de algumas pessoas na Conferência ou fazer com que participassem somente durante um turno, sendo que as discussões foram durante todo o dia. Portanto, quem não tinha condições de arcar com a alimentação, não ficou prejudicado. Fica aí a dica para os demais municípios.

Mobilidade

Por outro lado, um ponto que ficou perceptível foi a ausência dos mestres da cultura popular. Talvez tenha faltado, por parte da gestão municipal, a implementação de transporte específico para o evento como uma estratégia de busca ativa, garantindo maior representatividade. Contudo, uma das coisas que se discutiu entre os participantes e que é inegável, é que as políticas públicas não são isoladas. Em um município de grande área rural como Viana, onde há carência de transporte público nas regiões consideradas mais longínquas, a falta de políticas de mobilidade urbana dificulta o acesso não somente a debates e políticas da área da cultura, mas também de todas as outras. E venhamos e convenhamos, garantir transporte para a conferência não basta, é preciso fazer com que isso seja possível no cotidiano das pessoas.

Patrimônio Imaterial

Prefeitura de Viana

A secretária municipal de Cultura, Renata Weixter, anunciou que agora que Viana tem um Programa Permanente de Tombos e Registros de Patrimônios Culturais Materiais e Imateriais, um dos primeiros patrimônios imateriais que a gestão pretende tombar é a bicentenária Festa do Divino Espírito Santo, tradição trazida pelos açorianos. A festa é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição com apoio da prefeitura. Inclusive, a igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, na sede do município e que tem características do barroco açoriano, está em processo de restauro.

Descobertas

Prefeitura de Viana

A Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, também passa por restauro. Renata Weixter informa que, durante essa atividade, foram feitas algumas descobertas, como prospecções de paredes, pedaços de santos, documentos, "coisas que a história ainda não tinha contado". As peças ficarão expostas em um museu a ser construído no local, que também terá um café e uma loja de artesanato. A Igreja fica em uma antiga fazenda de onde saiam mantimentos para os complexos jesuítas do Espírito Santo, como o Colégio São Tiago, onde hoje é o Palácio Anchieta.

Viana no Sambão do Povo

Divulgação

Esta semana a Escola de Samba Unidos de Boa Vista divulgou a logomarca de seu samba enredo, Viana, Divinamente Brasileira, que em 2024 faz homenagem ao município. A logomarca traz elementos tradicionais da cultura vianense, como a devoção à Nossa Senhora da Conceição e ao Divino Espírito Santo, a Estação Ferroviária, os azulejos açorianos, mas também investimentos mais recentes que vêm sendo feitos na cidade, como a produção do polo de cervejas artesanais.

Novidades em Marataízes

Marataízes, no sul do Estado, está prestes a ganhar a Lei Municipal de Incentivo à Cultura Raul Sampaio. Segundo o secretário de Cultura, Rulimar de Oliveira, o projeto está na Procuradoria e a previsão é de que vá para a Câmara Municipal ainda este ano. Rulimar participou da Conferência de Viana. Sua presença, afirma, foi por achar Viana um município "mais adiantado" nas políticas culturais, com exemplos que podem ser seguidos em Marataízes, que desde outubro de 2022 tem uma secretaria exclusiva para Cultura. Felizmente andando na contramão de vários municípios capixabas, como Vila Velha e Cariacica, Marataízes desvinculou a cultura do turismo.

Vila Velha

O secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Júnior, também compareceu à Conferência. Ele informou que o edital para pareceristas da Lei Paulo Gustavo será publicado ainda em agosto no município. Já o de inscrições de projetos dos gestores culturais será publicado até o início de setembro. A Conferência Municipal de Cultura de Vila Velha está marcada para o próximo dia 30, no Titanic, Centro de Vila Velha, das 13h às 18h. Roberto explicou que os GTs que acontecerão durante o evento irão se estender durante os anos de 2023 e 2024 para atuar na reformulação do Plano Municipal de Cultura, que vence no ano que vem.

Até a próxima coluna!

Email:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/