Domingo, 28 Abril 2024

Viana larga na frente e marca Conferência Municipal de Cultura

estacao_Ferroviaria_FotoPrefeituradeViana Prefeitura de Viana
Prefeitura de Viana

Viana, na Grande Vitória, é o primeiro município capixaba a marcar a data de realização da Conferência Municipal de Cultura. A atividade está agendada para 8 de julho, das 8h às 18h, no É Pra Já, Centro Multiuso da Prefeitura, no bairro Marcílio de Noronha. O tema será Acesso à Cultura e Democracia. A programação já está fechada. Na parte da manhã, após o credenciamento, haverá uma mesa de abertura de caráter mais institucional, para a qual serão convidados nomes como o secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha, e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Renata Weixter.

Em seguida, haverá uma apresentação cultural e palestra sobre o tema central da conferência. Na parte da tarde haverá outra palestra, cujo tema ainda será definido, e a realização de cinco Grupos de Trabalho (GTs). As temáticas dependem dos assuntos a serem definidos pelo Ministério da Cultura para a conferência nacional, que será de 4 a 8 de dezembro deste ano. As conferências estaduais devem acontecer até 30 de outubro.

Expectativas

A presidente do Conselho Municipal de Cultura de Viana, Drica Coelho, que integra a comissão de construção da conferência, afirma que as expectativas para novos rumos para a cultura no país são boas. "Passamos por um governo federal que nos fez perder tudo, que não tinha olhar para a cultura. Agora o olhar é cuidadoso. A gente cria expectativa de mudança", diz.

Diálogo

Drica, que representa a sociedade civil no Conselho, destaca o diálogo com a gestão municipal como um dos fatores que fizeram Viana ser o primeiro município do Estado a marcar a conferência municipal. "Há muito tempo não tínhamos uma política de cultura tão forte em Viana como agora. O prefeito Wanderson Bueno [Podemos] nos ouve, a secretária de Cultura [Renata Weixter] também", afirma.

Boa gestão

Vale lembrar que antes de assumir em Viana, a gestora da pasta, Renata Weixter, foi secretária de Cultura em Cariacica, onde também fez uma boa gestão, pensando a cultura pelo viés da política pública, e não meramente da realização de eventos e de editais. Foi quando ocupava o cargo que o Carnaval de Congo de Máscaras e seu personagem João Bananeira foram reconhecidos como Patrimônio Imaterial do município de Cariacica.

Facebook

Prazo apertado

Os municípios têm até 31 de agosto para realizar a conferência, mas até agora, fora Viana, ninguém deu sinal de vida. O prazo pode parecer grande, mas não é, se levarmos em conta que é preciso articular com o Conselho, publicar a portaria, constituir uma comissão, elaborar programação, mobilizar a classe artística, e etc. Em Viana, a discussão já vinha sendo feita desde a primeira reunião do colegiado, em fevereiro.

Fundo a Fundo

A Prefeitura da Serra abriu inscrições para os editais do Fundo a Fundo. São sete: arte pública; formação/capacitação cultural; economia da cultura: fruição; educação patrimonial; prêmio mestre da cultura popular; prêmios grupos da cultura popular; e pareceristas. Venhamos e convenhamos, não contemplam muitas manifestações artísticas. Não há edital de artes visuais, artes cênicas e literatura, por exemplo. As inscrições podem ser feitas até 8 de julho, exceto para os pareceristas, que é antes, 8 de junho. Neste último, o prazo é bem pequeno.

Invisibilidade da mulher preta

A partir deste sábado (27), a Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória, recebe a exposição fotográfica E eu, Mulher Preta?, que nasceu do questionamento da invisibilidade das mulheres pretas e busca ressignificar suas identidades por meio de fotografias artísticas. A mostra foi idealizada pela produtora cultural e servidora da Assembleia Legislativa, Marilene Pereira, e ficará em cartaz até 12 de agosto. A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados e feriados, das 10h às 16h.

Redes Sociais

Imersão literária

Marilene afirma que a ideia da exposição se materializou após sua imersão na literatura feminista negra. O livro de Bell Hooks, intitulado E Eu Não Sou Uma Mulher? e o discurso de Sojourner Truth serviram de inspiração para o nome da exposição. Foram fotografadas dez mulheres negras da região metropolitana de Vitória, Ibiraçu e Alegre. Através dos registros dessas mulheres, abre-se o debate sobre o empoderamento coletivo como estratégia de resistência, questões como a violência contra a mulher negra, padrões de beleza impostos pela sociedade eurocêntrica, afetos, autoconhecimento e práticas e tradições religiosas de matriz africana.

Trabalho doméstico

O lançamento da mostra contará com uma gira de conversa, com Juliana Teixeira, autora do livro Trabalho Doméstico. Juliana, que é professora do curso de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), se dedica a pesquisar o mundo do trabalho e suas interseccionalidades de raça-etnia, classe, gênero e sexualidade. A gira ocorrerá a partir das 11h, na própria Galeria Homero Massena.

 Horizonte Líquido

Diego Nunes

A escritora, diretora e roteirista Saskia Sá lança, no próximo sábado (3), seu primeiro livro, Horizonte Líquido. O evento será na Thelema, Centro de Vitória, às 16h, seguido por um bate-papo com a autora e uma programação musical para fechar a tarde. Horizonte Líquido foi publicado pela Editora paulista Urutau na primeira edição do Selo Teju Jagua, voltado para ficção fantástica e suas vertentes. O selo é composto por histórias fantásticas de ficção científica, horror e fantasia.

Horizonte Líquido II

Horizonte Líquido é uma ficção científica distópica com elementos de fantasia e traz discussões sociais e ambientais. Seu enredo narra os desdobramentos de uma profecia que envolve três mulheres da etnia Tnwuará, desencadeando a tormenta que irá romper com o sistema exploratório que subjuga os habitantes originários de Tnwuá, prisioneiros dos guetos de Unyiery, a cidadela comandada pela elite dos Fundadores e isolada do mundo exterior por altas muralhas e uma cúpula de energia. Porém, agora as três descendentes de Akhdá estão reunidas e os acontecimentos se precipitam.

Até a próxima coluna!

Email:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/