Sábado, 11 Mai 2024

Vitória recebe 3ª edição do Festival Nacional Grito Rock neste domingo

Vitória recebe 3ª edição do Festival Nacional Grito Rock neste domingo
O Grito Rock volta a ecoar por Vitória. O festival nacional que já trouxe nomes como Emicida, Macaco Bong e Do Amor antes era uma produção do grupo Fora do Eixo Espírito Santo, mas agora o evento chega a Vitória pelas mãos do coletivo Expurgação, que pretende fazer do festival um evento anual como acontece em outros estados.
 
Francisco Neto, ou Chicow, membro do Expurgação, conta que o Fora do Eixo Espírito Santo acabou se dissolvendo em outros coletivos como o Expurgação, Assédio Coletivo, Coletivo Canellada e o grupo Lab Muy. “Nós mantivemos contato com o Grito Rock por causa do Fepaschoal, que entrou em turnê e se apresentou pelo festival em outros lugares e pela nossa participação no congresso nacional que ocorreu no final do ano passado em Brasília”, explica.
 
No Grito Rock 2014, que acontece domingo (16), a partir das 16h, no Centro de Vitória, as bandas convidadas são o Sporro Grosso, The Muddy Brothers, VÃO VÃO VÃO e Fepaschoal encerrando os trabalhos. Apesar do nome, o Grito não é exclusivamente ligado ao rock, porque o gênero pode se manifestar de diversos estilos, inclusive pode significar uma atitude. 
 
“As diferenças são justamente pra manifestar o que nosso Estado é mais rico, a diversidade cultural. E como realizamos o Ensaio Aberto no mesmo espaço, a gente procura diversificar um pouco, nós somos bastante ecléticos e gostamos de misturar as coisas”, defende Chicow. As bandas, apesar de se expressarem de maneiras diferentes, dialogam entre si. 
 
O Sporro Grosso é uma banda lendária na cena hardcore e punk do Estado e já está há muitos anos tocando. O grupo está agora em fase de gravação de seu primeiro disco independente intitulado Virgem Vagina, com 10 músicas inéditas e uma coleção de antigas gravações comemorando 14 anos de banda.
 
 
The Muddy Brothers, apesar do estilo ligado ao blues e ao rocknroll dos anos 70, também tem uma trajetória que se iniciou com shows no antigo bar Entre Amigos em Vila Velha. Recentemente, a banda venceu um concurso e se apresentou no Festival Planeta Terra 2013 e lançou o EP HandMade. Já a VÃO VÃO VÃO, chega com a proposta de fazer dançar. Formada no ano de 2013, com remanescentes da lendária banda Methânia, a trupe ataca com versos e rimas que têm o rap como fio condutor acrescentando outros gêneros, que vão do funk ao rock. 
 
O Fepaschoal se apresenta com seu trabalho autoral e, principalmente, com as canções do seu primeiro disco  CMDO Guatemala (lê-se “Comando Guatemala”), lançado em janeiro de 2011. O artista é membro fundador do Expurgação, “o Fepaschoal é o santo é da casa, uma faceta desse buraco negro que é o Expurgação”, explica Chicow.
 
 
Por enquanto, não houve o contato com bandas de outros estados e países, mas caso o evento se torne anual, a intenção é fazer Vitória entrar na rota das bandas e artistas que circulam pela rede. “Vitória está um pouco longe das outras capitais, então é importante que a gente possa fazer parte desse circuito, fortalecendo os artistas locais e estabelecendo pontes com o interior do Estado, principalmente em cidades como Muqui, que ficam próximas do Rio de Janeiro”, diz Chicow. 
 
Corredor Criativo
 
Paralelo ao evento, vai acontecer o Beco Cultural das Pulgas. Produzido pelo Instituto Quorum, o beco é um mercado aberto de usados para troca e venda, além de integração com artistas, estilistas e expositores das mais diversas áreas. E na sede do Folgazões, às 20h30, será realizado o espetáculo O Outro, estreando a temporada da companhia de teatro.
 
Além disso, será realizada uma projeção dos quadros do artista Norton Dantas Medeiros, que veio a falecer recentemente e deixou um legado artístico fantástico. “O Norton foi professor de desenho de quase todos os membros do coletivo, por isso vamos fazer essa homenagem. Utilizaremos os prédios vizinhos como suporte para as projeções”, explica Chicow. 
 
As ações fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL), que aprovou o projeto Corredor Criativo Nestor Gomes, do qual o Coletivo Expurgação faz parte junto com o Instituto Goia, Instituto Quorum, Livraria da Cultura Capixaba, Ser Vivo, Folgazões. Os empreendimentos envolvidos irão receber consultorias financeiras, administrativa e de gestão, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 
 
“Não existe verba direta prevista, e tampouco patrocínio de algum órgão público. Essa é uma realização exclusiva dos empreendimentos envolvidos, feita na raça”, diz Chicow, que garante: no que depender do coletivo, este será realizado para englobar cada vez mais atividades e colocar as pessoas na rua para ocupá-la com arte e vivências.
 
Serviço
 
O Festival Grito Rock acontece neste domingo, a partir das 16h, na Rua Nestor Gomes, Centro de Vitória. Já as atividades do Corredor Cultural iniciam-se a partir das 10h, também na Rua Nestor Gomes. Entrada Livre. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 11 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/