Domingo, 28 Abril 2024

Zumbis Contemporâneos caminham em memória à Insurreição de Queimado

ruinas_queimado_everton_nunes_secom_pms Everton Nunes/Secom PMS

A Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos está de volta, após três anos sem acontecer, devido à pandemia de Covid-19. O evento acontece no próximo dia 18 de março, completando sua 11ª edição. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet e têm um limite de 300 participantes, para garantir a infraestrutura adequada e mesmo a segurança sanitária, já que a pandemia ainda não acabou.

A concentração começa às 19h na Praça Chico Prego, em Serra-Sede, com início das atividades culturais às 21h. A partida para a caminhada rumo às ruínas de Queimado se dá à meia-noite, com previsão de chegada às 6h de domingo, após 21 km de um trajeto rico em memórias da luta do povo negro.

Por volta das 2h manhã está programada uma parada no Sítio Morro do Céu, onde o agroturismo serrano apoia o evento, com oferecimento de lanche, moda de viola e local para descanso dos que precisarem recobrar energias. Carros de apoio acompanharão todo o trajeto, para levar quem não conseguir prosseguir caminhando.

Redes Sociais

Neste ano, o tema da caminhada é novamente "Kizomba: construindo ninhos e voltando para casa", ressaltando a necessidade de reverenciar a história e a ancestralidade. "É uma caminhada celebrativa, não esportiva nem competitiva. Ela revive um pouco da história dos nossos ancestrais, com momentos voltados para os quatro elementos da natureza: a água, o fogo, o ar e a terra. Cada parada faz uma atividade revivendo esses passos e essa memória", conta Fátima Tolentino da Silva, a Fatinha, coordenadora do Conselho Municipal do Negro (Conegro Serra), presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial e integrante do Fórum Chico Prego e da comissão de organização da Caminhada.

"Os nossos ancestrais eram mais noturnos nas vivências das tradições africanas, porque durante o dia tinham que trabalhar", ressalta, explicando porque a caminhada sempre acontece à noite. Fatinha conta ainda que os Zumbis Contemporâneos compõem um rol de atividades que marcam a Insurreição de Queimado, como a Celebração Inter Religiosa de Queimado, que alcança sua 24ª edição.

Este ano também serão feitas falas na tribuna livre da Câmara da Serra, nesta segunda (6) e, no dia 15 de março, uma audiência pública, onde homens e mulheres negras serão homenageadas por terem se destacado na defesa da causa. "Lideranças de movimentos negros e entidades, educadores...muitas pessoas que fazem trabalhos importantes e muitas vezes que não têm o reconhecimento merecido pela sociedade", pontua.

A 11ª Caminhada acontece às vésperas de uma nova reforma das ruínas e ampliação do espaço, com previsão de construção de banheiros, minimuseu e instalação de energia elétrica e sistema de segurança. Melhorias fundamentais para honrar o uso do espaço pelos próprios negros.

"Hoje não conseguimos usar de forma adequada. Primeiro porque não tem transporte público para lá e não é todo mundo do movimento negro que tem condução própria para ir. Muitas pessoas de fora é que estão usando, para fazer ensaios fotográficos, lazer. Então quem usa aquele espaço tem que saber que para nós ele é sagrado, tem valor simbólico, histórico e de vivência, porque tem 23 anos que estamos vivendo aquilo ali, buscando o reconhecimento, e conseguimos, porque a caminhada está no calendário nacional do movimento negro e conquistamos a restauração e essa ampliação agora", explica Fatinha.

Everton Nunes/Secom PMS

Histórico

A Insurreição de Queimado aconteceu no dia 19 de março de 1849, quando um grupo de negros escravizados se revoltou contra a não concessão da alforria prometida pelos senhores em retribuição à construção de uma igreja. Liderada por personalidades como Elisiário Rangel, Carlos, Eliotério e os heróis e mártires negros João da Viúva Monteiro (enforcado no dia oito de janeiro de 1850, em frente à Igreja de São José do Queimado) e Francisco de São José, o Chico Prego (enforcado na Praça da Igreja Matriz, em Serra-Sede).

A Primeira Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos aconteceu no ano de 2003, de Cariacica-sede para a Comunidade Quilombola de Retiro, em Santa Leopoldina. No dia 19 de março de 2011, dia da Revolta do Queimado, foi realizada a Primeira Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos de Serra-Sede para Queimado, revivendo o percurso realizado pelos líderes dessa revolta.

Serviço

11ª Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos

Data: 18 de março de 2023.

Horário: concentração a partir das 18h, com saída para a caminhada à meia-noite. Na Praça Chico Prego, em Serra Sede.

Inscrições abertas por meio de formulário na internet 

Mais informações, com o Departamento de Promoção de Igualdade Racial, no telefone 27 98182-0720

Não será obrigatório o uso de máscaras faciais, mas é recomendo às pessoas que possuem comorbidades ou convivam com pessoas com doenças pré-existentes e que precisam de uma proteção maior contra a Covid-19.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/