Sábado, 20 Abril 2024

11ª Parada do Orgulho LGBT de Vila Velha deve reunir oito mil pessoas

11ª Parada do Orgulho LGBT de Vila Velha deve reunir oito mil pessoas

A 11ª Parada do Orgulho LGBT de Vila Velha acontece neste domingo (29), em Coqueiral de Itaparica. Com apresentação de Ana da Band, o evento terá shows, DJs, dancer's, grupos de dança, performances artísticas e drag queens. 



O lema deste ano é “Palavras ferem, violência mata. Basta de homofobia!”. A concentração começa às 13h, com abertura oficial às 14h, e término às 18h, quando terá continuidade na boate da Chica Chiclete, no Cerimonial La Playa. O endereço é na avenida Santa Leopoldina, em frente à Faculdade Novo Milênio. A expectativa é de atrair cerca de oito mil pessoas. 



O evento é de “máxima importância”, afirma o jornalista e professor Rafael Silva, ativista dos direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). “Cada um tem o seu motivo, a sua experiência”, conta  o ativista, que afirma sofrer homofobia velada no ambiente de trabalho. “Bicha pra mim não é uma palavra agressiva, já desconstruí isso na minha cabeça. E eu sou uma bicha preta. O problema é que a família do negro sempre acolhe o negro, mas se ele for bicha, é colocado na rua”, conta.



Realizada em ano eleitoral, a 11ª Parada de Vila Velha pretende ressaltar a dimensão política da manifestação. Durante o ato, uma equipe de comunicação irá registrar imagens, inclusive de Drone, para produzir um documentário sobre a importância do voto LGBT.



"Estamos nas ruas para conquistas de direitos e é importante que a sociedade canela-verde nos ajude compreendendo que não somos bagunça, temos família, pagamos impostos e ainda votamos. Exigimos respeito porque os nossos deveres estão sendo cumpridos” destaca Renan Rilton, o organizador do evento.



Sem apoio financeiro do poder público, todos os artistas participantes são voluntários e esperam que o evento possa contribuir para a conscientização política, social e cultural do movimento LGBT no Espírito Santo.



Delegacia especializada



De acordo com Grupo Gay da Bahia, no primeiro trimestre de 2018, já foram assassinados 129 LGBTQIA no País. A violência e o preconceito contra essa população é tamanha, que um Projeto de Lei – PL nº 193/2018 – já foi encaminhado à Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Doutor Hércules (MDB),  propondo a criação de Delegacias de Polícia de Defesa da População LGBTI. 



O objetivo é investigar e apurar os delitos contra as pessoas LGBTI no Estado, bem como o atendimento e encaminhamento aos órgãos competentes de pessoas que procuram auxílio e orientação. 



Segundo o Fórum Estadual de Cidadania LGBTI, citado na justificativa do PL, cresce o número de assassinatos, espancamentos e tentativas de homicídios. 



O PL, no entanto, foi devolvido ao autor e, no despacho denegatório, a Mesa Diretora alegou que a prerrogativa em legislar matérias como essa é do governador do Estado. Dr. Hércules recorreu à Comissão de Justiça e agora aguarda parecer sobre a constitucionalidade da iniciativa.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 2

jailson jose dos santos junior em Quinta, 15 Setembro 2022 18:13

so quero domingo ficar louca nessa cidade !!!!

so quero domingo ficar louca nessa cidade !!!!
j.j.j em Quinta, 15 Setembro 2022 18:14

so quero domingo

so quero domingo
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/