Segunda, 29 Abril 2024

Acordo permite o pagamento de precatórios a mais 13 credores no Estado

Treze credores de precatórios do Estado aderiram à proposta de acordo em conciliação com o governo promovida pela Central de Conciliação de Precatórios (Cepres) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em audiência realizada nesta quinta-feira (1). 
 
Os credores fazem parte do grupo de 194 pessoas convocadas em fevereiro deste ano pela Cepres para formalizar na Justiça para formalizar na Justiça o desejo de receber o valor devido pelo Executivo com deságio. 
 
Durante a audiência, os credores foram avisados da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucionais pontos do Regime Especial de Pagamentos de Precatório dispostos na Emenda Constitucional nº 62/09. A partir da decisão, o Supremo declarou inconstitucional a moratória de 15 anos dada ao poder público para quitação dos débitos. 
 
Nos acordos por deságio, propostos pelo TJES, os credores do Estado podem abrir mão de 50% do valor devido. Aqueles que não aceitam o acordo continuam na mesma posição na lista de antiguidade.
 
O compromisso da Cepres é agilizar a expedição dos alvarás judiciais para que os credores recebam o pagamento. No entanto, alguns processos precisam ser seguidos pela Justiça. Em caso de documentações sem erros ou atrasos, os pagamentos podem ser liberados em até duas semanas. 
 
  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/