Quinta, 18 Abril 2024

Adoção do botão do pânico será um dos temas abordados na Semana da Mulher

Na próxima segunda-feira (8), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) dará início a Semana Internacional da Mulher, que culminará com as comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março). O tema de abertura da Semana é a violência doméstica, um dos problemas que mais afetam as mulheres capixabas. 

 
Após a abertura oficial pelo presidente do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, a coordenadora do Combate à Violência Doméstica, juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, apresentará os projetos do Centro Integrado da Mulher (CIM) e da adoção do “botão do pânico” para mulheres que estão sob medida protetiva.
 
O presidente do Tribunal anunciou o botão do pânico no último dia 22. O recurso irá ajudar o sistema de Justiça e a polícia a fiscalizar medidas protetivas oferecidas a mulheres vítimas de violência doméstica. O botão é acionado pela mulher toda vez que o agressor, condenado a ficar distante dela, se aproximar.
 
Vitória será a primeira cidade do Estado a adotar o botão do pânico. A expectativa é beneficiar, num primeiro momento, 100 mulheres. O rastreamento será feito na sala de videomonitoramento, localizada na sede da Secretaria de Segurança Urbana de Vitória, na Ilha de Monte Belo. A Prefeitura da Capital vai disponibilizar também viaturas da Guarda Municipal para fazer o atendimento às mulheres que precisarem de proteção.
 
A Guarda Municipal fará parte da Patrulha Maria da Penha, a quem caberá ser acionada sempre que o botão de pânico for ligado pela mulher que estiver sendo ameaçada pelo marido agressor.
 
Semana da Mulher
 
Sônia Lira, na primeira palestra técnica da Semana da Mulher, falará sobre “Os impactos da violência doméstica na saúde”, com uma abordagem sobre os efeitos da violência em toda a família. Thaís Cohen defenderá, na palestra “Notificação médica em casos de violência”, que além de comunicar ao setor de epidemiologia e ao Instituto Jones Santos Neves para efeito de estatística, o médico que atenda as vítimas de violência doméstica notifiquem também a Justiça.
 
Além da violência contra a mulher, serão abordados temas relacionados à agressão física contra infância. Ao abordar o olhar da radiologia na violência contra crianças, a médica Jurama Gueiros Bitran demonstrará que, além daquilo que se vê nas radiografias, com lesões crônicas no corpo físico, crianças que convivem com a violência doméstica carregam marcas até o fundo da alma, com consequências imprevisíveis ao longo de toda sua vida.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/