Quinta, 02 Mai 2024

Câmara dos Deputados aprova penas maiores para o crime de racha

Câmara dos Deputados aprova penas maiores para o crime de racha
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (15), o texto do Projeto de Lei 2.592/07 do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que estabelece penas de reclusão para o crime de racha, se disso resultar lesão corporal grave ou morte. A matéria será enviada à sanção presidencial.
 
De acordo com o projeto, as penas para o racha variam de cinco a dez anos, em caso de morte; e de três a seis anos em caso de lesão grave. 
 
Para o delegado de Delitos de Trânsito, Fabiano Contarato, mais uma vez o legislador pecou ao aumentar penas para os crimes em que a ocorrência é de difícil caracterização. Ele ressalta que crime que deveria ter pena aumentada é o de embriaguez ao volante, que ocorre em quantidade muito maior e gera muito mais mortes. 
 
Ele explica que o racha só vem à tona quando ocorre algo mais grave, mas, mesmo assim, os participantes negam a ocorrência do crime e a prova é difícil. “Não há política pública para coibir esta conduta”, explica o delegado. 
 
Contarato, no entanto, acha ótimo que passe a haver a previsibilidade de detenção em caso de crime de racha, já que atualmente não há nem prisão em flagrante em casos de racha. “Os acusados flagrados assinam termo circunstanciado e são liberados”.  
 
O delegado salienta que, com a aprovação da lei que pune racha com penas mais severas o Congresso Nacional demonstra, mais uma vez, que é elitista e patrimonialista, banalizando a vida humana em detrimento do poder econômico. “Por que não fazem a mesma relação com a embriaguez ao volante? Porque prejudica os filhos das elites do País”, provoca Contarato. 
 
Para o crime de homicídio culposo ao volante causado por motorista embriagado ou drogado a pena prevista é de dois a quatro anos de prisão, o que não prevê cumprimento em regime fechado. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/