Quarta, 15 Mai 2024

Com dois meses de atraso, governo publica decreto de nomeação dos membros do Conselho de Direitos Humanos

Com dois meses de atraso, o governo do Estado publicou nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial o decreto de nomeação dos membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). A publicação do decreto estava sendo cobrada pelas entidades da sociedade civil de defesa dos direitos humanos, já que a eleição para o conselho aconteceu em 18 de março. 

 

Sem a publicação da portaria, o conselho estava impedido de eleger a nova presidência. Toda a atribuição do colegiado depende da atuação dos conselheiros, por isso, entidades da sociedade civil, incluindo o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), estudaram entrar com representação contra o Estado no Ministério Público Estadual (MPES), caso o decreto não fosse publicado. 



A gestão Gilmar Ferreira, que se encerrou em abril deste ano, participou da elaboração e aprovação do Programa Estadual de Direitos Humanos (PeDH) e do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos(PeEDH). Os instrumentos devem nortear as ações na área de direitos humanos implementadas no Estado. 
 
Dentre as propostas presentes no PeDH está o fortalecimento dos modelos de agricultura familiar e agroecológica, com ações que preveem a garantia de que nos projetos de reforma agrária e agricultura familiar sejam incentivados, bem como os modelos de produção agroecológica e a inserção produtiva nos mercados formais. 
 
O CEDH também continuou a verificar as denúncias de maus tratos e mortes ocorridas na Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), trabalho iniciado pela gestão anterior. A gestão recém expirada já foi empossada com o compromisso de verificar as denúncias e pautar esse debate com outras instâncias. 
 
Durante o mandato, órgãos de fiscalização foram acionados e algumas inspeções realizadas. A partir daí o Ministério Público resgatou um procedimento que já tramitava na Promotoria de Cachoeiro de Itapemirim e que agora está em curso já com algumas providências adotadas. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/