Quinta, 28 Março 2024

Curso para adoção será realizado no município de Linhares

O Poder Judiciário vai promover no mês de maio o Curso Preparatório de Habilitação para Adoção em Linhares, no norte do Estado, obrigatório para pessoas que desejam adotar um bebê ou criança e estejam inscritas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), iniciando o processo de adoção.



A primeira etapa do curso acontece no dia 9 de maio e as próximas serão feitas nos dias 11, 16, 24 e 30 do mesmo mês. Os encontros acontecerão no auditório do Ministério Público Estadual (MPES) no município.



O curso será desenvolvido pela equipe técnica multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Linhares, e é obrigatório para as pessoas que desejam adotar e já ajuizaram ação para adoção na comarca.



Os encontros vão permitir aos participantes uma reflexão sobre suas escolhas e sobre todas as questões relacionadas à adoção. Para tanto, durante essa formação, serão abordados temas como os aspectos sociojurídicos da adoção, o estágio de convivência, a motivação para adoção, e a reavaliação do perfil da criança ou adolescente a ser adotado.



O programa preparatório é um dos pré-requisitos para a adoção. Mas, o primeiro passo para adotar, é procurar o Juizado da cidade para inscrição no cadastro de habilitados. Em seguida, o interessado deverá se submeter à avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após o cadastro e a habilitação, o pretendente deverá esperar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/