Sábado, 04 Mai 2024

Evento debate enfrentamento ao extermínio da juventude negra no Estado

movimento_negro_leonardo_sa-3402 Leonardo Sá

Alternativas para o enfrentamento ao extermínio da juventude negra serão discutidas na XI Semana Estadual de Debate Contra o Extermínio de Jovens. A temática perpassa toda a programação, mas será tema central nesta quinta-feira (22), às 8h, com um debate sobre o assunto, feito pelo presidente do Conselho Estadual de Juventudes (Cejuves), Ramon Matheus. Essa atividade será na Escola Marinete Souza Lira, em Feu Rosa, na Serra.

Ramon afirma que pesquisas como o Atlas da Segurança Pública, mostram que, no Brasil, 55% das vítimas de homicídio são jovens e 75%são negros, tratando-se, inclusive, de uma população majoritariamente masculina. "Os dados mostram como o racismo estrutural atinge a juventude negra, vítima da guerra às drogas e do encarceramento em massa. Quando a gente articula juventude e questão racial, temos a juventude negra como principal vítima da violência", aponta Ramon.

A realidade do Espírito Santo, destaca, não é tão diferente. "O Estado precisa assumir isso como um problema social, reconhecer que o racismo afeta sua concepção de segurança pública", diz. Ele sugere a criação de um plano de enfrentamento ao extermínio da juventude negra, como fez o Maranhão. Ramon relata que, nesse Estado, foi estadualizado o Plano Juventude Viva, do Governo Federal.

O Juventude Viva busca reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, por meio da oferta de serviços públicos nos territórios considerados mais vulneráveis à violência, além de buscar aprimorar a atuação do Estado no enfrentamento ao racismo institucional e na sensibilização dos agentes públicos, com foco principal na juventude negra.

O Espírito Santo tem um Plano Estadual de Juventude, criado este ano, mas, conforme aponta Ramon, apesar de tratar de algumas especificidades, é algo mais genérico. Por isso, há necessidade de aprofundamento para atender à realidade de alguns grupos, e a criação de um plano de enfrentamento ao extermínio da juventude negra atenderia essa necessidade.

A programação da XI Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens começou nessa segunda-feira (19) e prossegue até sábado (24). Entre as novidades para este ano, está a inauguração do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Torquato, em Vila Velha, nessa quarta-feira (21), às 17h, quando ocorre o Dia Estadual do Combate ao Extermínio de Jovens.

O objetivo da XI Semana é incluir as temáticas das juventudes na sociedade, garantindo direitos e fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado para este público. O evento foi criado pela Lei 9.646/2011 e acontece em nível estadual.

Atividades

Nesta quarta-feira (21), às 8h30, terá oficina de Slam na Biblioteca da Escola Marinete Souza Lira, em Feu Rosa, na Serra. Às 14h, acontecerá o "Quebrada consciente", um bate-papo sobre políticas de juventude, com a educadora Julia Lyra, no CRJ Terra Vermelha, em Vila Velha. Nesse mesmo horário, oficina de produção de Slam, no CRJ de Feu Rosa, na Serra.

Nesta quinta-feira (22), além do debate sobre extermínio da juventude negra, às 14h tem o "Cine Cinco", no CRJ de Terra Vermelha, em Vila Velha; exibição do curta Cavalo Marinho, no Sesc Gória, Centro de Vitória. O curta é de Gustavo Serrate, gravado com jovens moradores da Região 5 de Vila Velha. Às 14h, Sopa de Letra (intervenções de graffitti durante o dia) e bate-papo "Um Jovem no Futuro", no CRJ Castelo Branco, em Cariacica.

Em seguida, às 15h30, Game of Skate, no CRJ Castelo Branco, em Cariacica. Posteriormente, às 16h30, Freestyle dance, no CRJ Castelo Branco, em Cariacica. Às 17h30, apresentações culturais de Coutin, CVE Clan, Vitória, Slam 5 e CL 7, no CRJ Castelo Branco, em Cariacica. Também haverá Roda de Conversa sobre a Participação Social e Importância do Conselho Municipal, no CRJ Linhares, em Araçá, norte do Estado, às 18h30. A programação do dia 23 finaliza com a Batalha de Castelo, no CRJ Castelo Branco, em Cariacica.

A programação desta sexta-feira (23) começa às 14h, com o Juventudes no Trampo, na Associação de Moradores de Balneário Ponta da Fruta, em Vila Velha. Às 15h acontece o Sextou no CRJ, edição especial semana das juventudes, no CRJ Terra Vermelha, em Vila Velha. Uma mostra cultural e formatura da oficina de estética está marcada para às 18h, no CRJ Colatina, em João Meneguelli, norte do Estado. No mesmo horário, "Papo reto dos Crias", com o educador social, Evan Halei, na quadra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Terra Vermelha, em Vila Velha.

A programação da Semana finaliza neste sábado (24) com a Ação Integrada de Cidadania, no CRJ Colatina, em João Meneguelli, às 8h.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/