Terça, 07 Mai 2024

Entidades realizam II Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro

As entidades que compõem o Movimento Negro no Estado e de direitos humanos participam nesta sexta-feira (22) da II Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro. O ato, que no Estado vai ter concentração no Ginásio do Trancredão, próximo à Rodoviária de Vitória, também será realizado em outros 17 estados do País e em 15 países das Américas, Europa e África. 
 
A marcha faz parte da campanha “Reaja ou será Morta, Reaja ou Será Morto”, idealizada diante da conjuntura atual de violência e morte da população negra. 
 
O ato público começará às 15h30 de sexta-feira, marchando pelo Centro de Vitória no percurso Praça de Caratoíra, Rodoviária, Mercado da Vila Rubim, Avenida Governador Bley, Avenida Princesa Isabel, Avenida Jerônimo Monteiro e encerramento no Museu Capixaba do Negro (Mucane), com apresentações e intervenções do movimento negro do Estado. 
 
De acordo com uma das organizadoras da marcha, Mirtes Santos, o objetivo da mobilização é ampliar o debate em torno da unidade, autonomia, protagonismo e solidariedade contra o genocídio, o racismo e o extermínio do povo negro, enfrentando os resultados de quase 400 anos de trabalho escravo e 126 anos de racismo institucional e social, que tem como herança uma sociedade extremamente desigual, preconceituosa, racista e injusta.  
 
Apoiam a marcha entidades como o Centro de Estudos da Cultura Negra (Cecun-ES); Coletivo Negrada, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-ES); Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes); Grupo Odomodê; Grupo de Mulheres Negras Capixabas; Levante Popular da Juventude do Estado; e Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH-ES). 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/