Sexta, 29 Março 2024

Escola de Fé e Política dará início a seu primeiro curso de formação

vitor_noronha_FotoRedesSociais Redes Sociais

A Escola de Fé e Política da Arquidiocese de Vitória dará início às suas atividades. Será oferecido, a partir de abril, seu primeiro curso, que terá quatro módulos temáticos, a serem realizados aos finais de semana. A iniciativa tem como público-alvo pessoas que já atuam com política ou estão envolvidas em ações transformadoras nas áreas pastorais da Arquidiocese. As inscrições podem ser feitas até 4 de março. 

Os interessados devem procurar os representantes de cada pastoral, que serão os responsáveis por inscrever aqueles que pleiteiam a participação. As áreas pastorais são Vitória, Vila Velha, Cariacica/Viana, Serra/Fundão, Benevente e Serrana, abrangendo 90 paróquias, distribuídas em 15 municípios.

O objetivo do curso, segundo o coordenador executivo da Escola de Fé e Política, padre Vitor Noronha, é "formar pessoas para atuar na política à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, sendo sinal de um mundo novo de fraternidade".

O primeiro módulo será entre os dias 1 e 3 de abril, com o tema "Bíblia e o Ensino Social da Igreja". Os demais são "Estrutura Socioeconômica do Brasil e do Mundo"; "Estado e Democracia, História Política do Brasil e Conjuntura"; e "O Papel do Cristão no Mundo: Testemunhos e Frentes de Atuação". As outras datas ainda serão divulgadas.

A proposta é que, além do curso, sejam realizados eventos, debates e confeccionadas cartilhas, como uma sobre a importância do voto. Em todas as atividades, serão abordadas questões como realidade brasileira, atuação política no âmbito da sociedade civil e do Estado, importância dos movimentos sociais e atuação em conselhos.

A Escola de Fé e Política tem como coordenador pedagógico o professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maurício Abdalla. O início de suas atividades estava previsto para 2020, mas foi impossibilitado pela pandemia da Covid-19, sendo colocado como uma das metas do Vicariato Para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória durante assembleia realizada em dezembro passado em preparação para este ano de 2022.

Maurício Abdalla explica que a criação de uma Escola de Fé e Política não é uma invenção capixaba, mas segue a direção da experiência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que fomenta o Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), com foco na formação de cristãos leigos. A iniciativa no Espírito Santo fará parte da rede de escolas das dioceses que se relacionam com a rede da Cefep.

O coordenador pedagógico já assessorou experiências similares pelo Brasil, que considera muito positivas no sentido de ajudar a retomar o papel social e político que a Igreja Católica cumpria, sobretudo na década de 1980, por meio das comunidades eclesiais de base. "Se trata de formar as pessoas para atuarem no mundo de forma crítica, evitando o fundamentalismo e o uso da Igreja para fortalecer o conservadorismo", diz Abdalla.

"A formação crítica tem como consequência a atuação desses cristãos em movimentos sociais, uma atuação mais presente na sociedade, em diversas formas de fazer política, para impedir aqueles que querem manipulá-la para interesse próprio possam dominar esses espaços", complementa o professor.

No entender do coordenador pedagógico do projeto, a Escola de Fé e Política reflete o espírito que o Papa Francisco vem manifestando para a Igreja Católica. "Não é um novo espírito, mas como um papa latino ele está recuperando características que a igreja teve na América Latina, de ser uma igreja popular, mais próxima da realidade do povo e da política", afirma, lembrando como um dos marcos a Conferência do Episcopado em Medellín em 1968, no embalo do Concílio Vaticano II, em que se destacou o debate sobre o papel da Igreja Católica na transformação social da América Latina, traçando diretrizes de atuação.

Vicariato para Ação Social da Arquidiocese de Vitória define metas para 2022

Grupo coordenado pelo padre Kelder Brandão estabeleceu 10 medidas para potencializar o diálogo entre Igreja e sociedade
https://www.seculodiario.com.br/direitos/vicariato-para-acao-social-estabelece-metas-para-2022

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 1

Lecirene Matozo em Quarta, 02 Novembro 2022 17:36

Boa tarde, qualquer pessoa pode fazer esse curso?

Boa tarde, qualquer pessoa pode fazer esse curso?
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/