Quarta, 08 Mai 2024

Estado sedia Caravana dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Espírito Santo sedia, entre esta quarta e sexta-feiras (18 e 20), a Caravana da Região Sudeste pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, cujos objetivos são a formação e conscientização sobre direitos dos menores. O encontro, que prevê a participação das próprias crianças e adolescentes, conta ainda com as presenças de lideranças sociais, representantes de governos, além de conselheiros de direito e tutelares da Região Sudeste.


A escolha do Espírito Santo não foi ao acaso, uma vez que o Estado tem sido, nos últimos tempos, protagonista de muitas situações de violação e violência contra os direitos da criança e do adolescente. O Estado, inclusive, ocupa o segundo lugar como mais violento do Brasil para crianças e jovens de até 19 anos, segundo estudo divulgado pela Fundação Abrinq em 24 de abril deste ano. 


A abertura do evento, com organização nacional do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ocorre na tarde desta quarta-feira, no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Centro de Vitória. Nos dias 19 e 20, os momentos serão de atividade formativa, realizadas no Centro de Treinamento Dom João Batista, na Praia do canto. 


De acordo com uma das organizadoras locais, Galdene Conceição dos Santos, que é presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Criad), a intenção da Caravana é fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) dos estados, desenvolvendo atividades educadoras com temáticas acerca dos direitos dos menores, lutando pela inserção das demandas nas políticas públicas. Também compartilhar os saberes e relatar as experiências desenvolvidas pela rede nacional.

De acordo com Galdene Santos, esta é a sétima etapa da Caravana Pelos Direitos das Crianças e Adolescentes que acontece na Região Sudeste, com participação de representantes do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


Representantes


Os representantes dos estados foram escolhidos de forma a  garantir representação mínima dos seguintes segmentos: dois adolescentes, dois conselheiros dos direitos da criança e do adolescente, dois conselheiros tutelares, um representante do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, três representantes do Sistema de Justiça: Ministério Público, Vara da Infância e Defensoria Pública.


O evento conta com uma série de parceiros para sua realização, como a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos (SNDCA/MDH), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência (OEI) e os Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/