Quarta, 08 Mai 2024

Fejunes repudia assassinato de adolescentes por policiais militares em Vila Velha

O Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes) divulgou nota de repúdio a mais uma ação da Polícia Militar que culminou na morte de um jovem negro. O adolescente Jhonatan Gonçalves, de 17 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (10) no bairro Alecrim, em Vila Velha, alvejados por vários tiros durante uma ação policial. 
 
A entidade ressalta que esta é a segunda morte de jovem negro pela Polícia Militar em menos de uma semana. O outro caso ocorreu após um confronto no Morro do Meio, em Cariacica, no domingo (5) quando o jovem Michel Genésio da Silva, 23 anos, foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
 
O Fejunes lembra que os casos evidenciam o que a entidade vem denunciando, que a Polícia Militar do Estado está cada vez mais letal. Segundo números divulgados no Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve um aumento de 70% das mortes cometidas pela Polícia Militar no estado.
 
No dia 30 de dezembro de 2013, o jovem Hearle Nunes Araújo, de 19 anos, foi morto em Jardim Carapina, na Serra com nove tiros disparados por policiais militares. O Fejunes também se manifestou sobre esta morte, salientando que esse tipo de crime está se tornando cada vez mais recorrente no Estado. 
 
Segundo informações de pessoas que viram a cena, Hearle teria se assustado ao ver a viatura e os policiais atiraram. O jovem caiu da bicicleta e já no chão foi alvejado por disparos que só cessaram quando os policiais viram que pessoas observavam a ação. Após o assassinato, os moradores da região realizaram um grande protesto cobrando apuração imediata do crime. 
 
A entidade alega que a segurança pública no Estado é discutida em gabinetes fechados, sem a participação popular e que as propostas apresentadas pelo Fejunes, visando um controle efetivo da ação policial, são engavetadas sem qualquer justificativa. 
 
A entidade considera urgente a criação de uma Ouvidoria de Polícia independente, sem a influência de policiais, para o recebimento de denúncias.  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/