Sábado, 27 Abril 2024

'Há uma demanda recorrente por emprego e qualificação na comunidade LGBTQIA+'

Dborah-Sabara Lissa de Paula/Ales

A falta de acesso à qualificação profissional por parte da comunidade LGBTQIA+ tem culminado em um grande número de pessoas com dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. A situação se torna ainda pior quando se trata de pessoas afeminadas, negras, trans e travestis, conforme afirma a coordenadora de projetos da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), Deborah Sabará. Essa realidade fez com que a organização criasse o projeto Empregabilidade LGBTI+, com oferta de cursos de qualificação profissional e cujas inscrições estão abertas.

A iniciativa é destinada para pessoas que se autodeclaram lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e que residem nos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, na Grande Vitória. As vagas são para os cursos de Recepção e Segurança em portaria, depilador e cuidador de Idoso. As inscrições podem ser feitas até o dia 19, neste site.

"Há uma demanda recorrente por emprego e qualificação na comunidade LGBTQIA+", diz Deborah. De acordo com ela, muitos adultos que fazem parte desse grupo pensam em fazer um curso para poder ter mais possibilidade de ingressar no mercado de trabalho. O técnico do projeto, Felipe Martins de Lacerda, destaca que, principalmente entre trans e travestis, não há evasão escolar, mas sim, "expulsão". "São expulsas quando a escola não as aceita, discrimina, quando se recusa a usar o nome social", destaca.

A ideia do projeto, afirma Deborah, é mais do que oferecer os cursos. A Gold pretende estabelecer, futuramente, parceria com empresas para auxiliar ainda mais na empregabilidade das pessoas da comunidade LGBTQIA+. Segundo ela, em outra iniciada semelhante feita pela organização, alguns participantes dos cursos, que foram os de Empreendedorismo e de Pães e Bolos, conseguiram colocação no mercado de trabalho.

O projeto Empregabilidade LGBTI+ será realizado por meio de um Termo de Fomento firmado com a Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). No turno matutino serão ofertadas 20 vagas para o curso de cuidador de Idoso e 10 para de depilador. Este último também terá 10 vagas no turno vespertino, mesmo horário em que será realizado o curso de recepção e segurança em portarias, com 20 vagas.

Os cursos serão ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O de depilador será realizado na escola do Senac, em Vitória. Os demais, na sede da Gold, no Centro de Vitória.

A seleção para os participantes dos cursos dará prioridade para pessoas da comunidade LGBTQIA+ que estão em vulnerabilidade social e residam nos bairros do Programa Estado Presente, iniciativa do governo estadual que tem como objetivo geral contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos, principalmente homicídios e roubos, entre jovens de 15 a 24 anos nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidos pela violência.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/