quarta-feira, dezembro 3, 2025
27.9 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 3, 2025
quarta-feira, dezembro 3, 2025

Leia Também:

Inauguração de cozinha solidária na Serra será neste sábado

Espaço funcionará em São Diogo e deve distribuir 200 marmitas na primeira ação

MTST

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) inaugura, neste sábado (6), às 11 horas, a primeira Cozinha Solidária da organização no Espírito Santo. O equipamento funcionará em São Diogo, no município da Serra, e vai integrar o programa nacional de Cozinhas Solidárias, uma das maiores iniciativas populares de combate à fome surgidas no país durante a pandemia de Covid-19. A unidade será instalada dentro do Centro Cultural Eliziário Rangel, que já atua como espaço de mobilização comunitária, e agora passa a abrigar também um polo permanente de segurança alimentar.

Para o MTST, a escolha da Serra foi estratégica, por ser o município mais populoso Estado e concentrar um dos maiores índices de vulnerabilidade social do Estado – cerca de 92 mil pessoas vivem em extrema vulnerabilidade, segundo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Apesar disso, não possui equipamentos públicos de segurança alimentar.

A Cozinha Solidária chega para ocupar essa lacuna, aponta Amanda Rodrigues, coordenadora estadual do movimento. “A inauguração da Cozinha Solidária na Serra é também para ampliar o debate sobre o acesso a uma alimentação de qualidade. Queremos reforçar que toda a comunidade pode comparecer, porque tudo é gratuito, o evento, a distribuição e todo o atendimento que será feito ali”. A primeira ação da cozinha será a distribuição de 200 marmitas no dia da inauguração.

As refeições serão entregues por meio de senha, direcionadas principalmente ao público em situação de rua e em vulnerabilidade social, mas abertas a quem comparecer. O consumo não será feito no local. “Nossas refeições são distribuídas em marmitas. Não é possível realizar o consumo ali no espaço, então será a retirada para levar e comer em outro local ou em casa. Mas qualquer pessoa que estiver no Eliziário poderá retirar”, explica.

A Cozinha Solidária pretende manter uma média inicial de 200 refeições por semana, com expansão planejada para 2026, a depender de arrecadações e do fortalecimento da mobilização local. A programação cultural será divulgada nos próximos dias e deve incluir apresentações com integrantes da cena de slam e outros coletivos culturais da região.

Para tornar possível o início das atividades, o movimento realiza uma campanha de arrecadação de recursos. A meta é adquirir itens essenciais como fogão industrial, caldeirões, panelas de grande porte, formas, conchas e utensílios reforçados para a produção de refeições em escala comunitária. As doações podem ser feitas via Pix, utilizando a chave [email protected].

A abertura da cozinha é resultado de meses de articulação, arrecadação de recursos e diálogo com coletivos e moradores da região. O centro cultural que vai abrigar o espaço é reconhecido por sua atuação com coletivos de dança, teatro, música, cinema e educação popular e já dispunha de uma cozinha, usada ocasionalmente como cantina. Além de produzir refeições, a expectativa é servir também como ambiente para cursos, rodas de conversa, mutirões e oficinas.

O MTST destaca que qualquer valor contribui para que a cozinha entre em funcionamento o quanto antes. “A construção é coletiva, e cada pessoa que contribui se torna parte dessa história. Solidariedade organizada muda realidades”, apontam os organizadores. “É essencial reforçar a necessidade da vaquinha. As doações garantem não só a inauguração, mas o funcionamento das próximas edições da cozinha. Cada contribuição faz diferença para que a gente possa servir comida de verdade para quem precisa”, destaca Amanda.

A unidade da Serra se junta à rede nacional de 58 Cozinhas Solidárias do MTST em 14 estados e no Distrito Federal, que já distribuíram mais de 6 milhões de marmitas desde 2020. A inauguração no Espírito Santo marca a chegada do programa ao Estado. “Queremos promover não só o acesso à alimentação, mas também formação e mobilização popular. É um espaço multifuncional, que nasce da luta e do compromisso com a vida”, reforça Amanda.

Serviço

Inauguração da 1ª Cozinha Solidária do MTST no ES
Sábado, 6/12
A partir das 11h
Centro Cultural Eliziário Rangel — R. Humberto de Campos, 1201, São Diogo I, Serra
Doações via Pix: [email protected]

Mais Lidas