Sábado, 27 Abril 2024

'Incidência política' reivindica ações para população negra do sul do Estado

Sul_LucianaSouza_ministeriosaude Ministério da Saúde

A Câmara de Itapemirim, no sul do Estado, terá um evento para reivindicar políticas para a população negra da região, nesta quarta-feira (8), às 18h. A "incidência política", como é chamada a ação, é promovida pelo Instituto de Empoderamento da População Negra + Diversidade (Fepnes + D) e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Itapemirim e Marataízes (IHGIM), e contará com a presença de representantes do Governo do Estado.

Uma das ações previstas é a entrega de um documento à Gerência de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Gepir/SEDH), reivindicando que a capital do Estado seja transferida simbolicamente para a região de Itapemirim e Marataízes no dia 13 de maio, que o movimento negro ressignifica como Dia Nacional de Combate ao Racismo.

Esse tipo de ação já é realizada anualmente em São Mateus, no norte do Estado, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando os despachos administrativos do Estado passam a ser feitos na nova capital temporária.

"Existe todo um simbolismo de ações afirmativas que são implementadas a partir desse novo lugar em que está a capital. E como acontece só em São Mateus, a região sul acaba ficando um pouco esquecida e nós precisamos também dessa visibilidade", explica a coordenadora executiva do Fepnes + Diversidade, Luciana Souza, conhecida como Baiana. 

Ministério da Saúde

Luciana ressalta que a área de Itapemirim e Marataízes foi a que mais recebeu pessoas escravizadas no sul do Estado, tendo como um dos principais pontos de chegada o Porto da Barra de Itapemirim – de acordo com estudos da pesquisadora Laryssa Machado, do IHGIM.

"O sul tem também, em toda a sua região, uma população negra da diáspora, oriunda daqueles que vieram sequestrados de África, e que merece reparação e ações afirmativas que reconheçam o seu potencial, a sua existência", cobra Luciana.

"Toda essa população é invisibilizada nos dias atuais, nós não temos políticas de reparação da população negra, ações afirmativas, nem ocupação nos espaços de poder", acrescenta, citando responsabilidade dos governos municipais e do Estado.

A convocação dos institutos para esta quarta-feira é "empretecer" a Câmara, fortalecer a luta e a pauta étnico-racial e, principalmente, ocupar a tribuna como lugar de fala".

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 1

Tania em Quinta, 09 Novembro 2023 20:12

Queremos política pública para a população negra e quilombolas, queremos garantia de diretos ao território, queremos visibilidade e igualdade , queremos justiça ao Racismo e violência contra a mulher e a juventude preta.

Queremos política pública para a população negra e quilombolas, queremos garantia de diretos ao território, queremos visibilidade e igualdade , queremos justiça ao Racismo e violência contra a mulher e a juventude preta.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/