Domingo, 28 Abril 2024

Inquérito aberto no Nuroc para investigar manifestantes foi 'encomenda' de André Garcia

Inquérito aberto no Nuroc para investigar manifestantes foi 'encomenda' de André Garcia
Fontes ligadas à polícia afirmam que o secretário de Segurança André Garcia obrigou o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc) da Polícia Civil a abrir inquérito para investigar os manifestantes que participaram dos protestos em Vitória. 
 
A imposição de Garcia teria causado mal-estar entre os delegados que compõem a equipe do Nuroc, que se sentiram “usados” pelo secretário. Ainda, segundo a fonte, a investigação “encomendada” por Garcia tem caráter político e está fadada a ter um resultado medíocre. 
 
O advogado Jassildo Reis, do Conselho de Defesa de Direitos da Serra, já havia afirmado nessa segunda-feira (19) que o secretário André Garcia estava por trás das investigações conduzidas pelo Nuroc. 
 
"No dia 19 [de julho, data do protesto marcado por confrontos entre policiais e manifestantes, que resultou na prisão de 36 pessoas], o secretário de Segurança André Garcia, em entrevista à Rádio CBN-Vitória, deu declarações que davam a entender que houve crime de formação de quadrilha, por isso a investigação deve ter ido parar no Nuroc. Isso é um absurdo. O Nuroc tem de investigar o crime organizado, não a ação de manifestantes", disse o advogado.
 
Reis também afirmou que o Nuroc só deu início às investigações porque a demanda partiu da Secretaria de Segurança, confirmando a tese de que todo o processo está sendo conduzido por André Garcia, à revelia da equipe de delegados do Nuroc. 
 
Após ser incumbido pelo governador Renato Casagrande para comandar as estratégias para pôr fim aos protestos em Vitória, Garcia passou a recorrer a métodos nada republicanos. 
 
As prisões do dia 19 de julho, todas arbitrárias, serviram para Garcia mostrar aos manifestantes que a polícia tinha o controle da situação. As prisões também causaram um pânico generalizado, criando um clima de terrorismo nas ruas. O secretário e o próprio governador chegaram a dizer que os manifestantes que estavam nas ruas eram vândalos e criminosos, e que as ações contra o patrimônio público e privado seriam reprimidas com rigor pelas forças policiais. 
 
A estratégia de Garcia, de alguma maneira, funcionou. Após as prisões, o movimento das ruas arrefeceu e muitos manifestantes estão assustados ou mesmo traumatizados com a estratégia usada pelo secretário, que parece ter recorrido ao modelo do panóptico, descrito por Michel Foucault na obra “Vigiar e Punir”. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/