Domingo, 28 Abril 2024

Internos da Penitenciária Agrícola atuam na reforma do antigo Hospital Pedro Fontes

Internos da Penitenciária Agrícola atuam na reforma do antigo Hospital Pedro Fontes
Quinze internos que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária Agrícola do Estado (PAES) e fazem parte do Projeto Re-formando Vidas realizarão a limpeza e manutenção na estrutura do antigo Hospital Pedro Fontes, em Cariacica. A ação começou nessa segunda-feira (20) e se estende até o dia 14 de novembro.
 
"O Projeto Re-formando Vidas tem o objetivo de realizar manutenção e reformas em prédios públicos e instituições sociais, propiciando espaços mais aconchegantes aos cidadãos e aos servidores públicos", explica a gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Regiane Kieper do Nascimento.
 
Durante a ação, os internos farão o trabalho de capina, limpeza e pequenos reparos na estrutura do antigo hospital. A ação terá a duração de 15 dias, podendo se estender conforme a necessidade do trabalho.
 
Antes de iniciar a atividade, o grupo de detentos participou de cursos de qualificação profissional na área da construção civil e, com o projeto, terão a chance de colocar em prática o que aprenderam durante as aulas.
 
Trabalho reduz a pena
 
Os internos farão trabalho voluntário e serão beneficiados com a remição da pena, assegurada por lei. Dessa forma, para cada três dias trabalhados será abatido um dia na pena a ser cumprida.
 
Hospital Dr. Pedro Fontes
 
O hospital localizado em Cariacica abrigava os portadores de hanseníase, que eram internados e isolados compulsoriamente em hospitais-colônia até a década de 1980.
 
A história da instituição é retratada no livro Hospital Dr. Pedro Fontes – antiga colônia de Itanhenga de autoria das assistentes sociais e ex-funcionárias do hospital, Dora Martins Cypreste e Alda Vieira e resgata a história da hanseníase no mundo, no Brasil e no Estado. 
 
Além disso, relata a vida dos pacientes desde a época do isolamento compulsório, passando pela transição até os dias atuais, com tratamento e cura da doença. Atualmente, ainda residem na colônia curados da hanseníase, familiares e funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/