Quinta, 18 Abril 2024

Leitores travaram debates acalorados nos comentários durante a semana

 

Século Diário voltou a tratar da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto Sincades na Reportagem Especial publicada no último sábado (1) . Dessa vez, a reportagem mostrou o Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) definhou. O projeto nasceu em 2009 e até há pouco, a sede ocupava uma ampla sala no Edifício Arábica, na Enseada do Suá. No entanto, hoje é um vulto daquilo que um dia foi e/ou sonhara ser. O PRCJ inclui-se no rol de ações apoiadas pelo Instituto Sincades, entidade criada pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades). 
 
Os leitores, que já vêm acompanhando a série de denúncias feitas por Século Diário a respeito desta parceria se manifestaram nos comentários cobrando real apoio à cultura local. 
 




 
Na terça-feira (4) o jornal mostrou que a violência deve ser um dos desafios o projeto de reeleição do governador Renato Casagrande em 2014. O assassinato do empresário Ademar Cunha, no último domingo (2), trouxe o tema novamente à tona e, como não podia ser diferente, Casagrande voltou a ouvir críticas mais contundentes ao trabalho do secretário de Segurança Pública Henrique Herkenhoff.
 
Os leitores contestaram as medidas tomadas para combater a violência no Estado, visto que os índices não apresentaram queda efetiva. Também cobraram a adoção de políticas para impedir esse avanço da criminalidade. 
 
 
O músico quilombola Rogério Cassiano Américo, morador da comunidade Linharinho, em Conceição da Barra (norte do Estado), foi vítima de agressão praticada por quatro agentes penitenciários que faziam a segurança de um evento no mesmo município. Desde a agressão, a vítima – que foi agredida com arma de choque no olho – tenta registrar a ocorrência, mas não consegue finalizar o processo. 
 
Nos comentários da matéria que foi ao ar na quarta-feira (5), os leitores debateram o fato de agentes penitenciários fazerem “bicos” como seguranças, além da violência desproporcional aplicada à vítima. 
 
 
Na quinta-feira (6), Século Diário tratou dos altos salários pagos a secretários municipais em Vitória, além  da dificuldade que o prefeito eleito do município, Luciano Rezende (PPS) vem enfrentando para fechar nomes no novo secretariado. 
 
Os leitores se dividiram na opinião aos salários dos atuais secretários. Alguns defenderam que quadros técnicos qualificados devam ter salários competitivos com o mercado, outros questionaram a procedência e até mesmo a qualificação de alguns deles. 
 
 
Ainda na quinta-feira (6) governo no Estado convocou 80 investigadores para nomeação. Os investigadores prestaram concurso em 1993 e nunca haviam sido convocados, mesmo tendo passado por curso na Academia de Polícia (Acadepol). Depois de recorrerem à Justiça, os concursados só começaram a ser nomeados em 2011. 
 
A notícia foi comemorada nos comentários, mas também houve lamento dentre aqueles que prestaram concurso para a Polícia Militar em 1996 e também aguardam nomeação 
 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/