Segunda, 29 Abril 2024

Marcha levará às ruas lutas 'do povo preto, das juventudes e das mulheres'

marcha_primeiro-_demaio_SergioCardoso_sindibancarios Sérgio Cardoso

A tradicional Marcha pela Vida e Cidadania, que vai às ruas de Cariacica todo 1º de maio, Dia do Trabalhador, chega à 25ª edição este ano, com o tema "Resistindo por um mundo sem ódio e sem guerra". A concentração será às 8h30, na comunidade católica Nossa Senhora da Penha, no bairro Morada de Santa Fé, de onde os participantes sairão rumo à Associação Reame, projeto social com foco em crianças e adolescentes, no bairro Cruzeiro do Sul.

A marcha é realizada pela Pastoral Operária da Arquidiocese de Vitória, juntamente com o Fórum das Pastorais; sindicatos, como os dos Bancários e Enfermeiros; movimentos sociais, como o Fórum de Mulheres de Cariacica; Federação das Associações de Moradores de Cariacica (Famoc); Associação Intermunicipal Ambiental em Defesa do Rio Formate e seus Afluentes (Asiarfa); e centrais sindicais, como intersindical – Central da Classe Trabalhadora.

A agente da Pastoral Operária, Kátia Mariano, afirma que o tema deste ano dialoga com o da Campanha da Fraternidade, que trata da amizade social, e com o contexto de guerras que vêm acontecendo, como entre Israel e Palestina. Ela destaca que, no Brasil e Espírito Santo, há outros tipos de guerra, que levam à luta "pela sobrevivência do povo preto, das juventudes e das mulheres em busca do novo céu e nova terra, como anuncia o profeta Isaias". Esse novo céu e essa nova terra, explica, são os lugares "onde a justiça brota como fonte de vida, de paz, é a eliminação das desigualdades, a garantia de oportunidades para todos".

Uma das denúncias a ser feitas durante a Marcha é em relação às ações policiais nas periferias, que têm sido marcadas pela violência, principalmente contra a juventude negra e periférica. "Escolheram a repressão policial como política de segurança pública, sendo que não se garante segurança pública sem políticas como as de trabalho, educação e cultura", diz.

A falha no direito à moradia, afirma Kátia, está evidente nas inúmeras ocupações no Estado, como a Chico Prego, no prédio da escola São Vicente de Paula, no Centro de Vitória. A marcha também vai denunciar problemas como a precariedade do transporte público e a não reparação dos danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo crime da Samarco/Vale-BHP. 

No trajeto, informa Kátia, serão rememoradas pessoas já falecidas que marcaram a história dos movimentos populares no Espírito Santo, como o fundador da Pastoral Operária, Maurício Amorim; o padre Gabriel Felix Roger Maire; e Aloir Palaoro, liderança comunitária do bairro Vila Palestina, que faz parte do trajeto a ser percorrido.

Ao contrário dos anos anteriores, a Marcha não terá a divisão nas alas de meio ambiente, direitos sociais, e direitos trabalhistas e humanos. A ideia, segundo Kátia, é transmitir que essas pautas dialogam entre si e que a sociedade civil está mobilizada coletivamente em torno delas. A agente de pastoral diz, ainda, que será também um pré Grito dos Excluídos, que este ano tem como lema "Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?".

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/