Segunda, 29 Abril 2024

MDS apoia a ampliação do atendimento à população em situação de rua

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai apoiar municípios do País na ampliação do atendimento à população em situação de rua, reestruturando os serviços especializados.  Para isto, o Conselho Nacional de Assistência Social definiu os critérios para a pré-seleção de 343 municípios em todo o país que podem receber mais recursos do governo federal.
 
No Estado, podem ser contemplados dez municípios da Grande Vitória e interior. As prefeituras podem se inscrever até esta sexta-feira (9) para fazer a adesão ao processo de expansão e reordenamento de três serviços da assistência social: implantação dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), ampliação das equipes de Abordagem Social e aumento de vagas em Serviços de Acolhimento.
 
Podem se inscrever Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Guarapari. No interior do Estado, podem ser contemplados os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, na região sul; Colatina, no noroeste; Linhares e São Mateus, no norte. 
 
No Sistema Único de Assistência Social (Suas) existe um conjunto de serviços para população em situação de rua, sendo que cada um deles tem um papel específico na oferta de atenção a este público. O MDS, além de contribuir na implantação e qualificação dos serviços, também incentiva os municípios a incluir essa população no Cadastro Único, que serve de base de dados dos moradores. 
 
Os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus e Viana podem ser contemplados com 25 vagas de acolhimento cada para moradores em situação de rua. O atendimento pode realizado em diferentes tipos de equipamentos, como abrigos e repúblicas. Atualmente, o MDS financia 19.525 vagas em 128 municípios do País.
 
As novas medidas devem impulsionar também a melhoria dos equipamentos, especialmente daqueles que ofertam serviços de acolhimento. A expectativa é que, com a expansão do repasse de recursos do governo federal, as prefeituras distribuam melhor o atendimento da população, melhorem as condições dos locais de acolhida e implantem também o Serviço de Acolhimento em República.
 
   

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/