Segunda, 06 Mai 2024

Ministério do Desenvolvimento convoca municípios para adesão ao Sistema ??nico de Assistência Social

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) quer implantar pelo menos um Centro de Referência e Assistência Social (Cras) em cada município brasileiro. Para que isso aconteça é necessário que os gestores municipais façam a adesão ao processo de expansão qualificada para receber recursos federais para a manutenção do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). 
 
No Espírito Santo, três municípios são elegíveis – Vila Pavão, no noroeste do estado; Ibiraçu e Sooretama, no norte – e devem firmar Termo de Aceite com o MDS para o recebimento da verba. Os gestores municipais podem aderir ao serviço até o dia 9 de agosto.
 
O Paif é o serviço básico de funcionamento do Cras, que é a unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Através dele, as equipes de assistência social atuam com as famílias de baixa renda, com o desenvolvimento de potencialidades e aquisições e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Os públicos prioritários para atendimento são os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. 
 
De 2003 até o fim de 2012 o financiamento federal passou de 454 Cras para 7.446. Para 2013, o MDS disponibiliza R$ 1,2 bilhão para apoiar o funcionamento do Paif nos municípios. Em 2012, o serviço foi responsável pelo acompanhamento familiar mensal de 234,5 famílias por unidade do Cras. Ao longo do ano, 1,9 milhão de novas famílias foram inseridas neste acompanhamento, sendo mais de 1,1 milhão beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/