Sexta, 03 Mai 2024

Moradores do Ibes se revoltam após tentativa de reintegração de posse de centro comunitário

Uma reintegração de posse que iria ser realizada no bairro Ibes, em Vila Velha, quase acabou em confronto com a polícia. A operação ocorreu na manhã desta quarta-feira (17). Cerca de 60 crianças atendidas na creche que funciona no centro comunitário do bairro estavam no local no momento da reintegração de posse, o que teria feito os policiais desistirem de desocuparem a área à força.
 
No local, que pertence ao Estado, são oferecidas aulas para as crianças da comunidade. O espaço está cedido à Igreja Batista. 
 
Historicamente, o centro era usado para ensaios da escola de samba Arco-Íris, do Ibes, mas quando o carnaval de Vitória teve um hiato, entre 1995 e 2001, o espaço ficou ocioso, sendo cedido em comodato para a Igreja Batista para a realização de eventos musicais, aulas de teologia e grupos de oração, em convênio com a prefeitura de Vila Velha. 
 
No entanto, em 2013 o convênio entre a igreja e a prefeitura acabou e o lugar voltou a ficar ocioso, sendo ocupado pela comunidade para a realização de aulas de reforço e atividades para cerca de 60 crianças do bairro, com professores e pedagogas atuando em regime de voluntariado.
 
No entanto, na manhã desta quarta, um oficial de Justiça foi dar cumprimento à reintegração de posse requerida pela Igreja Batista. Como a comunidade – mães, crianças e lideranças comunitárias – resistiu à reintegração, o oficial de Justiça acionou o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Ao chegarem ao local, os policiais resolveram não entrar no espaço por conta do risco às crianças, mães e comunidade. 
 
A definição sobre o uso da área, então, ficou com a Justiça. As mães e lideranças comunitárias se encaminharam ao Fórum de Vila Velha para uma tentativa de conciliação com os membros da igreja e o juízo da 5ª Vara Cível sobre o uso da área. A expectativa é que os serviços continuem a ser oferecidos pelo centro comunitário no local, mas não há a objeção sobre a divisão do espaço com os religiosos. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/