Sexta, 03 Mai 2024

Morte de adolescente em unidade de Linhares derruba diretor do Iases

A morte do adolescente Leonardo de Jesus das Virgens, na Unidade de Internação Norte do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases), nessa quinta-feira (10), pode ter acelerado a queda do delegado de polícia Leandro Piquet, que comandava a autarquia desde janeiro deste ano.
 
Não oficialmente, a informação que circula dentro do Iases, após a reunião que consumou a saída de Piquet, é de que a assistente social Ana Petronetto irá assumir a direção do Iases. Ela foi secretário de Assistência Social da Prefeitura de Vitória, na gestão de João Coser.
 
Servidores do Iases comentam que a situação de Piquet dentro da instituição já estava bastante desgastada. No episódio que resultou na morte do adolescente, os agentes de socieducação reclamavam que o número de funcionários era insuficiente para controlar os internos.
 
No momento em que o interno foi retirado da quadra e levado para o banheiro, onde foi espancado, só havia um agente no local, já que o contrato dos outros agentes em designação temporária havia expirado. 
 
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo (Sinases), Bruno Menelli Dalpiero, os agentes estão fazendo revezamento para garantir a segurança nas unidades, mas, por conta do término dos contratos, em alguns dias o número de agentes é bastante reduzido, pondo em risco a vida dos internos e dos funcionários. 
 
Concurso
 
O Sindicato Sinases vai entrar com ação contra o governo do Estado, questionando a contratação temporária de 742 servidores no âmbito do Iases, em detrimento da realização de concurso público para o provimento dos cargos.  
 
De acordo com o presidente do Sinase, Lindomar José Gomes, que dirigia a autarquia antes de Piquet, após diversas reuniões com os servidores, havia prometido realização de concurso para preenchimento de, pelo menos, 700 vagas no Iases. 
 
Nesta segunda-feira (7) o governo publicou a lei complementar 772/14, que cria 742 vagas temporárias na estrutura do Iases. Essas vagas não têm caráter efetivo, sendo o contrato de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/